metropoles.com

O futuro de Sandra Faraj nas mãos da desembargadora Simone Lucindo

Conheça os bastidores, e os personagens, que viraram notícia em Brasília nos últimos dias

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Sandra Faraj
1 de 1 Sandra Faraj - Foto: Michael Melo/Metrópoles

TJDFT define relatora do
processo contra Sandra Faraj
A desembargadora do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) Simone Costa Lucindo Ferreira foi sorteada, nesta quinta-feira (22/6), relatora da denúncia apresentada pelo MPDFT contra a distrital Sandra Faraj (SD). A parlamentar é acusada de estelionato, por mau uso da verba indenizatória. O irmão da deputada, Fadi Faraj, também é parte no processo, por supostamente ter cobrado “dízimo” de servidores indicados por Sandra na estrutura do GDF. Simone Lucindo fará o relatório que ajudará a Corte a decidir se acata (ou não) a denúncia do Ministério Público, transformando a acusada em ré.

OAB-DF/Divulgação

Magistrada experiente
Simone Lucindo foi indicada ao cargo de desembargadora pela presidente cassada Dilma Rousseff (PT) em 2012. Antes, por 13 anos, atuou na Procuradoria-Geral do DF, onde chegou a procuradora-geral adjunta. Sua indicação ao TJDFT teve o aval da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB): Simone deixou para trás 15 concorrentes. Dentre as matérias que atuou ao se tornar desembargadora, a análise da legalidade de normas aprovadas pela Câmara Legislativa, como a que obrigava o GDF a consultar a Casa para promover reforma administrativa – proposta derrubada em 2014 pela Corte. 

Bombando na rede

Daniel Ferreira/MetrópolesO TJDF despontou no ranking da internet. Em maio, a página da Corte brasiliense no Facebook (criada em 2013) assumiu a 1ª colocação em número de curtidas entre os tribunais de médio porte do país. Segundo a Assessoria de Comunicação, no ranking geral, o TJDFT ocupa o 6º lugar, atrás dos representantes de São Paulo, Rio Grande do Sul, Amazonas, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Até a noite desta quinta, 20.967 pessoas tinham curtido a página do tribunal candango.

Quem substitui Janot?
Brasília recebeu o sexto e último debate dos candidatos a sucessor de Rodrigo Janot à frente da Procuradoria-Geral da República. O evento foi realizado nesta quinta na sede da PGR. Concorrem os subprocuradores-gerais Carlos Frederico Santos, Eitel Santiago de Brito Pereira, Ela Wiecko Volkmer de Castilho, Franklin Rodrigues da Costa, Mario Luiz Bonsaglia, Nicolao Dino de Castro Costa e Neto, Raquel Elias Ferreira Dodge e Sandra Verônica Cureau. Os candidatos, agora, terão os nomes submetidos ao crivo dos membros da Associação Nacional dos Procuradores da República. A eleição será na próxima terça (27/6), das 9h às 18h. Os três melhores colocados comporão a lista tríplice a ser encaminhada ao presidente da República. Resta saber se Temer dará continuidade à tradição inaugurada por Lula, nomeando procurador um dos mais votados pelos pares.

Da Pandora à PGR

Nelson Jr./SCO/STFEntre os oito postulantes a procurador-geral da República, há apenas três mulheres. E uma delas é bastante conhecida no meio político brasiliense. A subprocuradora criminal Raquel Dodge foi a responsável por denunciar ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) os envolvidos na Operação Caixa de Pandora. Em 2015, ela entrou na lista tríplice da Associação Nacional dos Procuradores da República como a terceira mais votada (402 votos), mas Janot liderou a votação (799) e ficou com a vaga.

Rolos antigos
Preso na manhã desta quinta na Operação Genebra, Fernando Antunes é ligado ao deputado federal Augusto Carvalho e ao ex-governador José Roberto Arruda. Servidor da Controladoria-Geral da União, foi secretário de Gestão de Saúde do DF, quando Carvalho chefiava a pasta durante o governo Arruda. Ao ser nomeado no GDF, Antunes já respondia processo por desvio de dinheiro quando atuou como síndico em prédio na Asa Norte. Nessa ação, acabou condenado em primeira instância a devolver R$ 200 mil ao condomínio. Ele também presidiu o PPS-DF e acabou citado em gravações de Durval Barbosa, delator da Caixa Pandora, como arrecadador de propina para a legenda. No entanto, ele escapou de ser denunciado nos processos decorrentes da operação.

E Jesus encontra o Papa

4 imagens
1 de 4

Cláudio Abrantes/Arquivo Pessoal
2 de 4

Cláudio Abrantes/Arquivo Pessoal
3 de 4

Cláudio Abrantes/Arquivo Pessoal
4 de 4

Cláudio Abrantes/Arquivo Pessoal

Casado há uma semana, o deputado distrital Cláudio Abrantes (sem partido) conseguiu o que queria ao passar a lua de mel na Itália: ficou pertinho do Papa Francisco. Pelas redes sociais, Abrantes compartilhou o momento em que o pontífice apareceu na Praça de São Pedro, no Vaticano. Os dois ficaram bem próximos. Católico, o parlamentar interpretou Jesus na via-sacra do Morro da Capelinha, em Planaltina, por muitos anos. A religiosidade também fez com que ele e a mulher, Jussara Cardoso, escolhessem o feriado de Corpus Christi (em 15/6) para celebrar o matrimônio.

Troca-troca no governo
Nova reforma administrativa no GDF. Nesta semana, foram várias as exonerações e nomeações publicadas no DODF. A notícia é de que as mudanças visam abrir espaço na gestão para novos aliados. Um dos movimentos é a iminente substituição do administrador do SCIA/Estrutural, Evanildo Macedo, por Melquisedeque da Silva Portela. Macedo era da cota pessoal do governador e avalizado pelo PSB. Portela é ligado ao distrital Cristiano Araújo (PSD). Sua nomeação faria parte dos afagos do Buriti ao deputado, pelo apoio dado à criação do Instituto Hospital de Base. A negociação, inclusive, teria ocorrido enquanto Evanildo Macedo ocupava as galerias da CLDF, na terça (20), defendendo os planos do Executivo para a maior unidade hospitalar brasiliense. A assessoria do governo passou à da Administração Regional a tarefa de confirmar, ou negar, a troca. E a equipe da Estrutural foi lacônica: Macedo integra o PSB, apoia incondicionalmente o GDF e seu cargo está à disposição do governador.

Dobradinha eficiente?

Michael Melo/MetrópolesDurante a inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto de Águas Lindas (GO), nesta quinta, os governadores Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) e Marconi Perillo (PSDB-GO) eram só elogios um ao outro. Ambos exaltavam as obras em conjunto e a sintonia entre as duas gestões. Perillo chegou a dizer que “nunca houve uma parceria tão eficiente” quanto a dos dois e arriscou: “Rollemberg é honesto e não está metido em nenhuma confusão”. Infelizmente, o mesmo não se aplica ao goiano, que, em março, foi denunciado pela PGR por corrupção, acusado de beneficiar a construtora Delta em contratos do Governo de Goiás.

BFFs
Ainda na mesma inauguração, os distritais socialistas Juarezão e Luzia de Paula eram só carinho com Rollemberg. Desde que os parlamentares se filiaram ao partido do governador, em março de 2016, a relação entre os três aparenta estar de vento em popa. Na solenidade desta quinta, Juarezão e Rollemberg pareciam melhores amigos de infância, trocando comentários ao pé do ouvido. Os distritais socialistas aproveitaram a ocasião, ainda, para se venderem à população do município goiano, já que parte dos eleitores da cidade vota no DF e os redutos eleitorais de Luzia e Juarezão – Ceilândia e Brazlândia, respectivamente – têm fronteira com Águas Lindas.

Parceiro dodói

E por falar em grandes amizades entre políticos, o distrital Prof. Israel (PV) fez questão de visitar o colega-engessado-ao-pular-corda Reinaldo Veras (PDT). Segundo registrou nas redes sociais, o ambientalista foi conferir se o amigo está cumprindo as ordens médicas. A recomendação é de 90 dias de repouso. Só depois Veras poderá voltar à rotina da Câmara Legislativa.

Lula condenado
Para mais de 71% dos 3.962 brasileiros entrevistados neste mês pelo Instituto Paraná Pesquisas, o juiz Sérgio Moro vai condenar o ex-presidente Lula no caso do Triplex do Guarujá. Confira abaixo as principais conclusões da sondagem realizada entre os dias 12 e 15 de junho:

Reprodução

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?