metropoles.com

Nota de repúdio. Servidores condenam pedido de patrocínio para evento do Ibram a empresas que dependem de licenças do órgão

Associação dos auditores fiscais do instituto destaca que, ainda que o pedido e a aceitação de recursos privados sejam legais, a conduta caracteriza “improbidade administrativa”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
ciplan
1 de 1 ciplan - Foto: Divulgação

A Associação dos Auditores Fiscais de Controle Ambiental (Aficam) divulgou nesta segunda-feira (25/1) uma nota de repúdio ao pedido de patrocínio do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) para a realização do Seminário de Integração. O evento foi realizado entre os dias 22 e 24 deste mês e, para viabilizá-lo, a presidente do Instituto, Jane Maria Vilas Bôas, pediu patrocínio às empresas JC Gontijo e Ciplan, conforme divulgou o Metrópoles.

Causou supeita o fato de as duas empresas aguardarem autorizações do próprio órgão vinculado ao Governo do Distrito Federal, que é responsável por fiscalizar e emitir licenças ambientais a empreendimentos públicos e privados.

DivulgaçãoNo documento, a associação diz que “ainda que, no caso em tela, a solicitação e a aceitação de recursos financeiros privados possam ser supostamente legais, é visível a afronta direita ao princípio da moralidade com consequente quebra de autonomia e conflito de interesses, sobretudo no exercício do poder decisório. Tal conduta caracteriza, em tese, ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da Administração Pública”.

A associação se posicionou contrária à solicitação e ao recebimento dos recursos privados para a realização do evento.

Patrocínio
Em um documento enviado à JC Gontijo e à Ciplan, Jane Maria Vilas Bôas citou a dificuldade em subsidiar o seminário com recursos do próprio Ibram. “Dado que não temos previsão orçamentária, formalizo aqui a solicitação de apoio financeiro para que possamos fazer a imersão necessária à geração de tais resultados, no período que vai da noite do dia 22 à tarde do dia 24 de janeiro de 2016, e que terá despesas de hospedagem e alimentação para 60 pessoas”.

O presidente da construtora JC Gontijo, José Celso Gontijo, afirmou não ter conhecimento sobre o pedido de patrocínio formalizado pelo Ibram à sua empresa. Já a gerente da Ciplan, Maria Teixeira, afirmou que a empresa costuma trabalhar em parceria com órgãos públicos e confirmou a liberação de R$ 3 mil para patrocinar o evento. (Com reportagem de Kelly Almeida)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?