metropoles.com

Estilo Fraga de ser. Deputado metralha GDF e questiona balanço sobre violência no carnaval

Alberto Fraga (DEM) critica levantamento e diz que governo camufla a realidade da violência no DF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/EBC
albertofraga
1 de 1 albertofraga - Foto: Reprodução/EBC

No mais autêntico estilo Fraga de ser, o deputado federal Alberto Fraga (DEM) divulgou nota no início da tarde desta sexta-feira (12/2) metralhando o balanço divulgado pela Secretaria de Segurança Pública e da Paz Social sobre a violência no carnaval do DF deste ano. “Mais do que camuflar a realidade da violência no DF, o levantamento reforça a postura do atual governo de ‘inventar fórmulas’ no sentido de amenizar problemas que não consegue resolver”, dispara o parlamentar.

Os números divulgados pelo Governo do DF na quarta (10) mostraram uma queda de 25% nas ocorrências em relação ao carnaval de 2015 e a confirmação de duas mortes. E foram celebrados como o “carnaval da paz”.

No entanto, de acordo com Fraga, “o balanço ignora, por exemplo, as mortes violentas em que a vítima morreu a caminho do hospital ou durante o primeiro atendimento médico. Ora, são pessoas que levaram tiro, facada ou algum tipo de agressão que, num inquérito policial, vai ser encarada como homicídio.”

Fraga considera “curioso” o fato de as estatísticas excluírem os casos do rapaz morto na Funarte, por ser “pré-carnaval” e do soldado do Exército de 19 anos que esfaqueou dois homens dentro de um vagão do metrô na rodoviária do Plano Piloto. Segundo o deputado, a justificativa foi de que a área interna das estações não é de competência da Segurança Pública. “É óbvio que o objetivo foi um só: fugir da responsabilidade. Afinal é papel do Estado garantir a segurança do cidadão onde quer que ele esteja”, argumenta.

Outro fato que chamou a atenção do parlamentar, que é coronel da reserva da Polícia Militar do Distrito Federal, foi que o balanço teria deixado de fora os casos de furto de veículos, constando apenas as situações de roubo de veículos e furto ao interior de carros.

“Um governo sério deveria enfrentar problemas com planejamento e estratégias. Não com dados manipulados, que dão a falsa sensação de segurança. A população está sofrendo com o aumento da criminalidade e não vai ser enganada com informações que não correspondem com a realidade”, afineta.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?