6 dicas simples para manter a casa arrumada
Casa arrumada é sinônimo de conforto. Mas no dia-a-dia, manter tudo arrumado é um desafio. Veja os principais erros dos bagunceiros
atualizado
Compartilhar notícia
A sabedoria milenar oriental do Feng Chui alerta: casa desarrumada, vida empacada. Superstição? Vejamos: casa não é um reloginho, muito menos quarto de hotel sempre funcionando, brilhando, limpinha, impecável. Casa é onde a vida acontece. Tem bagunça, louça na pia, tapete manchado, gaveta entulhada. Tudo muito natural.
Mas isso não quer dizer que esses hábitos de desorganização sejam positivos. São parte da vida, ok. Certamente você se sente muito mais feliz nos dias em que a casa tá arrumadinha, tudo no lugar, daquele jeito que a gente fica até orgulhoso de olhar, do que quando está aquele pequeno pandemônio e a gente se sente engolido pelo caos.
Nunca estaremos 100% livres de uma ou outra desorganização, mas algumas atitudes podem te ajudar a evitar a bola de neve da bagunça. Um pouco de esforço e comprometimento diário e, os sábios garantem, a vida muda. Fim de ano aí, quer melhor resolução que essa?
Veja aqui alguns dos vícios mais comuns que deixam nossa casa agoniante. Quais deles fazem parte da sua vida?
1. Não fazer a cama diariamente. Preguiça de fazer a cama todo mundo sente. Mas nada melhor que chegar em casa, tomar um bom banho e deitar na cama com o lençol esticadinho.
2. Acumular revistas. Uma pilha de revistas que você jura que vai consultar um dia, mas nunca, nunca consulta. Doe para quem realmente possa fazer uso delas: seja para consulta ou reciclagem.
3. Cadeira cabideiro. Quem não tem aquela cadeira para onde vão todas as roupas que usamos mas estamos com preguiça de devolver pro armário. Para onde vão as bolsas, o caderninho, a toalha. Esse entulho de coisas fica te encarando e te deixando culpado toda vez que se cruzam. Acabe com esse hábito. Usou guardou te tira 30 segundos do dia. Acumulou guardou dias depois, te tira longos e pesados minutos do dia que você resolve encarar o caos.
4. Correspondência acumulada. Todo dia, separe o lixo da correspondência, das contas, das cartas. Senão chega um momento que você atrasa conta tamanha desorganização. Todo dia, um pequeno esforço, e sua vida muda pra sempre.
5. Gavetas entulhadas. Pior tipo de bagunça (ou melhor?) é aquela que fica escondida. Você não vê, mas ela está ali a espreita, pronta para te deixar chateado quando você tentar achar algo na gaveta… que mal abre com tamanha bagunça. Na hora de organizar livre-se do que não é fundamental. Excesso gera confusão. Sempre.
6. Pendências. Quadros para pendurar, quebrado na parede pra ajeitar, lâmpada queimada pra trocar. Quem não tem compromisso com o próprio lar, não encara seu em estar como prioridade.