Portela é a grande campeã do carnaval do Rio de Janeiro
A escola conquistou os jurados com a apresentação do enredo “Quem nunca sentiu o corpo arrepiar ao ver esse rio passar”
atualizado
Compartilhar notícia
Após 33 anos sem o título, a Portela sagrou-se a grande campeã do carnaval carioca de 2017. Com o enredo “Quem nunca sentiu o corpo arrepiar ao ver esse rio passar”, a escola teve a água como tema, contando histórias e o desenvolvimento dos povos que estão às margens dos rios. A agremiação disputou a liderança com a Mocidade Independente de Padre Miguel.
Com a assistência de Paulo Barros, um dos grandes carnavalescos da nova geração, a Portela trouxe um desfile repleto de carros animados e muita água por todos os lados. Já na comissão de frente, a agremiação apresentou a piracema, com os componentes fantasiados de peixes e “nadando” em direção à nascente.
O quarto carro foi um dos que mais chamaram a atenção durante a apresentação. Ele representou o desastre ambiental de Mariana (MG), em novembro de 2015, e trouxe o Rio Doce cheio de lama. No total, a escola participou com 3.400 componentes e 31 alas.
Sem rebaixamento
Neste ano, nenhuma escola do Grupo Especial do Rio cairá para a série A, por conta dos acidentes com carros alegóricos que prejudicaram duas escolas, o Paraíso do Tuiuti, no domingo, e a Unidos da Tijuca, na segunda-feira, e atrasaram os desfiles. A decisão foi tomada por dirigentes das agremiações em reunião na tarde desta quarta-feira (1º/3)
Com isso, ano que vem haverá 13 escolas desfilando, pois a vencedora da série A sobe para o Especial. Às 16h45, começa a apuração das notas dos jurados, no sambódromo. A expectativa é que haja perda de pontos das duas escolas por conta do prejuízo que os acidentes deram à evolução dos desfiles.