Baratona e Raparigueiros reúnem milhares de foliões no Eixão Sul
Os dois blocos, bastante populares no carnaval do DF, agitaram o domingo (26/2) de carnaval no DF
atualizado
Compartilhar notícia
Os blocos Baratona e Raparigueiros atraem 180 mil pessoas ao Eixão Sul, de acordo com dados da Polícia Militar, neste domingo (26/2). A maior parte dos foliões se concentrou na altura da 108/208 Sul. Os mais animados dançaram em frente a um trio elétrico comandado pela escola de samba União da Vila Planalto.
Um grupo de amigos estava tão animado que foi uniformizado de time de futebol. “Sempre ficamos aqui no Baratona. É o melhor carnaval de Brasília”, disse o estudante Lennin Neves, 20 anos, acompanhado da namorada, Bianca Saturnina, e dos amigos Israel Côrte, Vinicius Carpes, Gabriel Oliveira, Eduardo Lucas e Matias Lacorthe.
As drag queens Trinnity Sernansk e Fran Ferrari pisaram no Eixão de olho no Raparigueiros, mas pararam para curtir o batuque do Baratona. “Nos dois blocos a música está bem agitada. Esse é o clima de carnaval que a gente gosta”, disse Trinnity.
Sem camisa e fantasiados de anjo e demônio, Filipe Andrade, 28, e Ângelo Carvalho, 28, os rapazes, que moram nas proximidades, celebravam a festa. Quando a época é de carnaval, caem na folia no Eixão. “A multidão é a melhor coisa. E a cada ano a festa aqui em Brasília só aumenta e melhora”, diz Filipe, que bate ponto no Baratona com os amigos há pelo menos seis anos.
São Pedro deu trégua
Já sem chuva, o bloco Raparigueiros atraiu muitos jovens para pular carnaval no Eixão. O músico Victor Madureira gosta da curtição ao ar livre por causa da segurança. “Os policiais podem trabalhar com mais fluidez. Faltou esse esquema de segurança no Babydoll de Nylon.”
Três amigas foram ao Raparigueiros para pular carnaval. Mas preferiram ficar um pouco mais longe do trio. “Por experiências passadas, gostamos de distância da bagunça. Mas este ano está tranquilo, estamos curtindo”, disse Leticia Rezende, 18, que estava acompanhada das amigas Olivia Castre e Indira Bonfim, também de 18.
Outros foliões foram ao Raparigueiros por causa da tradição. Luiz Dias, 28, pulava carnaval com a namorada, Ghigi Moraes, 36, e a amiga Fernanda Savi, 37. Ghigi, empresária, aproveita a festa pela primeira vez. Já Fernanda vai todos os anos. “Sempre curti carnaval no Eixão na infância, na juventude e agora com meus amigos e filhos.”