Vídeos: greve de PMs gera onda de saques e violência no Espírito Santo
A população usa as redes sociais para pedir socorro. Já foram 62 mortes violentas; roubos e furtos ainda não foram contabilizados
atualizado
Compartilhar notícia
Com a greve dos policiais militares no Espírito Santo, foi instalado um cenário de total insegurança no estado. De acordo com o último balanço divulgado nesta segunda-feira (6/2) pela Associação dos Investigadores da Polícia Civil do Espírito Santo (Assinpol), já foram registradas 62 mortes violentas somente em Vitória (ES) desde o fim de semana.
A quantidade de roubos, furtos e saques ainda não foi divulgada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), mas a população tem registrado os crimes e publicado vídeos que mostram os ataques de criminosos.
Confira:
O clima de insegurança gera revolta nas pessoas que registram situações em que fazem “justiça com as próprias mãos”. Há diversos vídeos de espancamentos, uso de armas de fogo e correria no meio da rua.
No vídeo mais chocante, um homem armado aparece batendo, chutando e xingando de “safado” outra pessoa que está no chão. Mulheres gritam da sacada de suas casas: “Saiam daí, gente!”.
Crise
O governo federal já autorizou o envio da Força Nacional e das Forças Armadas para reforçar o policiamento nas ruas de cidades do Espírito Santo, informou o secretário de Segurança Pública do estado, André Garcia.
Desde o último sábado (4), familiares e amigos de policiais militares do estado têm se reunido para impedir a saída das viaturas da PM dos batalhões. O protesto reivindica melhores condições de trabalho e aumento nos salários. Garcia afirma que os salários dos PMs estão em dia e que, apesar de estar negociando o fim da paralisação, não há dinheiro em caixa para conceder aumento salarial.
A prefeitura de Vitória suspendeu o funcionamento das escolas municipais no período da manhã e de todas as unidades de saúde.