metropoles.com

Líderes religiosos defendem debate sobre aborto em casos de microcefalia

A posição vai de encontro à posição da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Guga Matos/Estadão Conteúdo
Governo vai decretar emergência sanitária por surto de microcefalia em bebês
1 de 1 Governo vai decretar emergência sanitária por surto de microcefalia em bebês - Foto: Guga Matos/Estadão Conteúdo

Após encontro com a presidente Dilma Rousseff nesta quarta-feira (10/2), líderes religiosos defenderam que é preciso debater com a sociedade a descriminalização do aborto em meio à epidemia de zika. A posição vai de encontro à posição da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que afirmou na semana passada que o aumento do número de casos de microcefalia no país não justifica a medida.

Segundo integrantes do Conselho Nacional das Igrejas Cristãs (Conic), o assunto não foi tratado na reunião com a presidente e ainda não há consenso sobre o tema entre os diversos grupos religiosos que integram o conselho.

“Precisamos, sim, com urgência tratar da questão, mas não temos nenhuma discussão feita ainda”, disse dom Flávio Irala, presidente do Conic e bispo da Igreja Anglicana.

Para Joel Zeferino, pastor da Igreja Batista Nazareth, é preciso incluir neste debate as mulheres de baixa renda, que muitas vezes têm de recorrer a clínicas de abortos ilegais em condições precárias. “Nós não temos uma posição em torno do aborto. Entendemos que tem que ser uma questão debatida com a sociedade, mas não dá para ignorar o assunto e é preciso empoderar as mulheres nessa discussão”, afirmou.

Segundo os dois religiosos, durante o encontro, Dilma pediu ajuda das igrejas de todo o país no combate ao mosquito Aedes aegipty, transmissor não só da zika, como também da dengue e da chikungunya. O Conic reúne integrantes de igrejas católicas, anglicanas, luteranas, presbiterianas e ortodoxas. Na semana passada, a presidente já havia se encontrado com representantes do CNBB para debater o assunto.

Outro tema abordado foi a campanha da fraternidade de 2016, lançada nesta quarta-feira (9) pela CNBB, com apoio das congregações do conselho. Neste ano, a iniciativa terá como foco o saneamento básico.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?