metropoles.com

Portugal pode ajudar na reconstrução Museu da Língua Portuguesa

Para os portugueses, o espaço transformou-se “numa referência fundamental” na lusofonia. O local foi destruído por um incêndio no dia 21 de dezembro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
ADELEKE ANTHONY FOTE/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
INCÊNDIO NO MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA
1 de 1 INCÊNDIO NO MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA - Foto: ADELEKE ANTHONY FOTE/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

O Parlamento de Portugal se mostrou disposto a colaborar, “nas medidas das capacidades”, para a reconstrução do Museu da Língua Portuguesa, que teve suas instalações destruídas por um incêndio no dia 21 de dezembro.

Por meio da Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas, o Parlamento emitiu uma deliberação, aprovada por unanimidade, em que afirma que, desde a sua inauguração, em 20 de março de 2006, o Museu da Língua Portuguesa transformou-se “numa referência fundamental” na lusofonia. Os deputados acreditam que a medida exalta a “a união em torno da expressão em língua portuguesa no mundo”. O documento será enviado, por via diplomática, às autoridades brasileiras.

Segundo a posição dos parlamentares, o papel que o espaço exercia há quase dez anos era essencial para a valorização, promoção e difusão da língua portuguesa. Para eles, o museu foi bem-sucedido ao “inovar no plano da divulgação de conteúdos baseadas na utilização das novas tecnologias de informação, com recursos interativos que em muito contribuíram para a assinalável e permanente adesão de milhões de visitantes interessados no conhecimento do universo da língua e das culturas que se exprimem em português.”

Após o incêndio, o governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, garantiu que o espaço será reconstruído e que o acervo, por ser digital, foi preservado e tem cópias das obras guardadas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?