Vídeo: Cristovam Buarque é chamado de “golpista” em palestra no Ceará
O senador foi alvo de um protesto no início da tarde deste sábado a mais de mil quilômetros do seu domicílio eleitoral
atualizado
Compartilhar notícia
O senador Cristovam Buarque (PPS-DF) foi alvo de um protesto no início da tarde deste sábado a mais de mil quilômetros do seu domicílio eleitoral. Enquanto participava, como palestrante, de evento sobre cidadania no Ceará, sua fala foi interrompida quando um grupo de cerca de dez pessoas começou a entoar gritos de “golpista” por ele ter votado a favor da admissão do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff no Senado.
No Ceará a recepção ao @Sen_Cristovam é feita com muita pompa e sinceridade. Vejam. pic.twitter.com/F9SKzMdYxE
— ARIMATÉIA MACÊDO (@ArimateiaMacedo) 26 de maio de 2016
O senador contou que sua primeira reação foi a surpresa, dada a distância de seu eleitorado. Na sequência, porém, cedeu a palavra aos manifestantes para que subissem no palco e colocassem as suas razões.
“Eles foram lá e disseram que a chegada de (Michel) Temer na presidência significa um retrocesso político e social e que muitos direitos estariam comprometidos com essa alteração”, contou o senador, que é um dos convidados da Conferência Internacional Saberes para uma Cidadania Planetária, onde deu palestra sobre o papel da educação em um futuro sustentável. Após os manifestantes subirem no palco, a manifestação parou e Cristovam seguiu com a sua palestra normalmente.
Essa não é a primeira vez que o senador é alvo de protestos pelo seu voto favorável ao impedimento de Dilma Rousseff. Há pouco menos de um mês, ele foi hostilizado ao chegar em uma livraria em Brasília, quando foi chamado de “traidor” pelos manifestantes.Buarque hoje é filiado ao PPS mas, no passado, já foi do partido de Dilma, o PT, pelo qual ele governou o Distrito Federal. Na ocasião do protesto, porém, houve um movimento de apoio ao senador que contou com gritos de “Fora PT”. Cristovam tem como principal bandeira a defesa da educação e foi reitor da UNB (Universidade de Brasília).