metropoles.com

Temer faz acordo de cooperação e facilitação de investimentos na Índia

As análises técnicas de pedidos de patente serão feitas em “fast track” com a União Europeia, protegendo a propriedade intelectual

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
MANISH SWARUP/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Michel Temer é recebido por primeiro-ministro indiano em Goá
1 de 1 Michel Temer é recebido por primeiro-ministro indiano em Goá - Foto: MANISH SWARUP/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Para acelerar a tramitação de pedidos de patente, Brasil e União Europeia firmam nesta segunda-feira (17/10), um acordo pelo qual as análises técnicas realizadas aqui serão aceitas lá e vice-versa, criando uma via rápida (fast track) para a proteção à propriedade intelectual. Essa cooperação começará a funcionar, primeiro, como um projeto piloto em áreas específicas a serem definidas pelas duas partes.

O documento que prevê o início desse projeto piloto será assinado nesta segunda pelo ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, e pelo vice-presidente do Escritório de Patentes Europeu (EPO), Raimund Lutz. O ministro estará em Weimar, onde participa do Encontro Econômico Brasil-Alemanha como orador. O encontro vai tratar de temas como manufatura avançada, cidades inteligentes e compras governamentais.

Na declaração conjunta, os dois países vão reafirmar que a proteção intelectual é importante para “estimular a inovação tecnológica, incentivar o investimento econômico, apoiar o crescimento dos negócios e, em última análise, contribuir para o desenvolvimento econômico e social”. E que o compartilhamento de trabalho de exame de patentes “pode aumentar a eficiência para escritórios bem como para depositantes, respectivamente, melhorando o tempo e a qualidade de exame e melhorando as condições de acesso a mercados.”

Parcerias
O Brasil já possui pilotos semelhantes com os Estados Unidos e o Japão. O primeiro já está em operação e o segundo, em fase de definição de áreas. Esses acordos facilitarão, inclusive, a que empresas que tenham obtido patente no exterior a obtenham no Brasil.

A proteção às patentes entrou na lista de temas prioritários do governo, que vem trabalhando para reforçar o Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI). Mesmo num ano de forte restrição fiscal, o Ministério do Planejamento autorizou a contratação de 70 novos pesquisadores já aprovados em concurso público. Reportagem publicada pelo Estado no ano passado mostrava que, com a estrutura deficiente do Instituto, a tramitação dos pedidos de patentes consome até 11 anos. No EPO, o processo leva em média cinco anos.

Além do acordo na área de patentes, o ministro deverá ter uma audiência com o vice-ministro da Economia e Energia, Matthias Machning. Vai, também, participar de um encontro empresarial promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Federação das Indústrias Alemãs (BDI).

“Essa é uma demanda antiga do setor empresarial”, comentou o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, em nota divulgada nesta segunda pela entidade. “O Brasil precisa atrair investimento e agregar valor à sua produção industrial, sobretudo em áreas de alta tecnologia, e uma forma de promover essas atividades é acelerar o exame e a concessão de patentes.”

De acordo com a CNI, o EPO representa 38 escritórios de patentes na Europa, que incluem os membros da União Europeia e outros governos como Turquia, Noruega e Islândia. Em 2015, o EPO recebeu 278.867 pedidos, dos quais 604 do Brasil. No mesmo período, os EUA apresentaram 65.000 pedidos e o Japão, 50.000.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?