Temer elogia “tom equilibrado” do 1º discurso de Trump após eleição
Assessoria do presidente brasileiro informou que ele vai ligar ainda nesta quarta-feira (9/11) para o candidato republicano
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Michel Temer (PMDB) vai parabenizar Donald Trump ainda nesta quarta-feira (9/11) por telefone. De acordo com a assessoria do Palácio do Planalto, Temer “ressaltou as fortes relações institucionais entre os dois países e elogiou o tom equilibrado do primeiro discurso de Donald Trump após a confirmação do resultado”.
O presidente disse que a relação entre os dois países “não muda nada” e que vai enviar cumprimentos ao republicano. “A relação do Brasil e Estados Unidos, assim como os demais países, é institucional, ou seja, de Estado para Estado”, disse. “Estou mandando cumprimentar o presidente pela eleição. Eu tenho certeza de que não muda nada a relação Brasil-Estados Unidos.”
“Eu tenho dito que a relação do Brasil com os EUA e os demais países é institucional, ou seja, de Estado para Estado”
— Michel Temer (@MichelTemer) 9 de novembro de 2016
Temer disse ainda que os dois países têm uma tradição democrática e ressaltou que, por causa das instituições sólidas dos Estados Unidos, Trump fará um governo para toda a sociedade americana.
“Evidentemente quando alguém assume o poder, seja aqui ou nos Estados Unidos, especialmente nos Estados Unidos, onde as instituições são fortíssimas, é claro que o novo presidente que assume terá que levar em conta as aspirações de todo o povo americano”, afirmou o presidente brasileiro. “Eu tenho certeza de que lá as coisas irão muito bem.”
Mensagem
O presidente brasileiro mandou uma mensagem ao Trump para parabenizá-lo e reforçar que deseja manter laços comerciais com o país.
“O Brasil e os Estados Unidos são duas grandes democracias que compartilham valores e mantêm, historicamente, fortes relações nos mais diferentes domínios. Estou certo de que trabalharemos, juntos, para estreitar ainda mais os laços de amizade e cooperação que unem nossos povos”, escreveu Temer, de acordo com mensagem divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores.
Na mensagem, Temer felicitou Trump e fez votos de um bom governo “Felicito-o pela eleição para Presidente dos Estados Unidos”, escreveu no início do texto. “Desejo-lhe pleno êxito no Governo dos Estados Unidos”, reforçou no fim da mensagem.
O candidato republicano contrariou todas as pesquisas de intenções de votos e venceu as eleições para a presidência dos Estados Unidos.
A vitória do magnata foi confirmada às 5h30 desta quarta-feira (9/11), quando a apuração apontou sua vitória no estado de Winconsin e ele chegou a 276 delegados – seis a mais do que os 270 necessários para ser eleito – contra 218 de Hillary. Com informações da Agência Estado