Temer anuncia a Gisele Bündchen veto a MP que beneficiava desmatadores
Modelo gaúcha havia pedido, na terça-feira (13/6), no Twitter, que o presidente barrasse a proposta
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Michel Temer (PMDB) fez um anúncio inusitado nesta segunda-feira (19/6). Em resposta à mais famosa modelo brasileira, a gaúcha Gisele Bündchen, e à ONG WWF, o peemedebista informou o veto integral de trechos das medidas provisórias (MPs) aprovadas pelo Congresso Nacional que reduziam a área da Floresta Nacional (Flona) do Jamanxim, no Pará. A diminuição da reserva equivalia a três vezes a área da cidade de São Paulo.
Gisele Bündchen havia pedido em sua conta no Twitter, na terça-feira (13), que o presidente vetasse o projeto. Na rede social, a modelo afirmou, com menção a Temer, que “é nosso trabalho proteger nossa Mãe Terra”. “@MichelTemer, diga NÃO para reduzir a proteção na Amazônia!”
Temer, então, respondeu à modelo gaúcha. “@giseleofficial e @WWF, vetei hoje integralmente todos os itens das MPs que diminuíam a área preservada da Amazônia”, anunciou o chefe do Executivo nacional, no Twitter.
.@giseleofficial e @WWF, vetei hoje integralmente todos os itens das MPs que diminuíam a área preservada da Amazônia.
— Michel Temer (@MichelTemer) 19 de junho de 2017
O prazo para o presidente sancionar ou vetar o texto terminava nesta segunda-feira. A eventual aprovação final da proposta do Legislativo poderia facilitar ocupações ilegais de terra e favorecer o desmatamento na Amazônia.
Localizada no sudoeste do Pará, a Floresta Nacional do Jamanxim tem regras de proteção rígidas. Somente atividades de pesquisa e exploração sustentável são permitidas. Entre elas, as praticadas por comunidades tradicionais de ribeirinhos e extrativistas. Por isso, 88% da floresta está preservada.