metropoles.com

STF autoriza quebra de sigilos bancário e fiscal de Eduardo Cunha

Mulher, filha e pelo menos três empresas do parlamentar também terão dados fiscais analisados. Decisão foi do ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato no Supremo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
eduardo cunha
1 de 1 eduardo cunha - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou a quebra de sigilos bancário e fiscal do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), de sua mulher, Cláudia Cruz, e de sua filha, Danielle Dytz Cunha. Pelo menos três empresas da família também serão analisadas, todos no período de 2005 a 2014. As informações foram publicadas no jornal Folha de S. Paulo nesta sexta-feira (8/1).

A decisão foi do ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato no STF, atendendo a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR). A família é alvo de investigação no STF suspeita de ter mantido contas secretas no exterior que teriam sido alimentadas com recursos desviados da Petrobras.

Ainda segundo a Folha, parte dos dados fiscais da família Cunha foi enviada aos procuradores da Lava Jato e embasa os mandados de busca e apreensão cumpridos na residência oficial, em Brasília, e em endereços relacionados ao presidente da Câmara no último dia 15.

De acordo com a reportagem, Cunha minimizou a quebra de sigilo pelo STF e afirmou que a decisão é antiga.

Aumento patrimonial incompatível
Um relatório da Receita Federal aponta ainda indícios de aumento patrimonial incompatível com os rendimentos da família do parlamentar. O documento indica valores considerados como aumento patrimonial “a descoberto” que, juntos, totalizam R$ 1,8 milhão entre 2011 e 2014.

A Receita Federal também analisa informações fiscais das empresas da família. Em relação à filha de Cunha, foi detectado um aumento de sete vezes no patrimônio, em valores nominais. Com informações da Folha de S. Paulo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?