metropoles.com

Rogério Rosso se lança oficialmente candidato à presidência da Câmara

O anúncio foi feito pelo próprio parlamentar do DF nas redes sociais, em um vídeo que foi transmitido ao vivo pela internet

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
rosso
1 de 1 rosso - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O deputado federal Rogério Rosso (PSD-DF) lançou-se oficialmente candidato à presidência da Câmara nesta segunda-feira (9/1). Líder do PSD na Casa, o parlamentar brasiliense vai ter que enfrentar resistências dentro do seu próprio partido. Integrantes da legenda defendem apoio à reeleição do atual presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ).

A eleição para a escolha do presidente da Câmara e dos membros da Mesa Diretora está marcada para o dia 2 de fevereiro. A votação será secreta.

O anúncio da sua candidatura foi feito por Rosso nas redes sociais, em um vídeo que foi transmitido ao vivo pela internet.

Vestindo uma camisa da Chapecoense, ele contou que ganhou a roupa de presente de um deputado e que decidiu usá-la para demonstrar que o país precisa de “união de verdade” em todas as áreas, inclusive para “superar a grave crise econômica”.

 

Com o slogan de campanha “Câmara forte, unida e respeitada”, o parlamentar do DF defendeu maior protagonismo da Casa em relação a outros poderes. “Eu pedi para fazer pesquisa na Câmara e, das quase mil leis publicadas no ‘Diário Oficial da União’, nem 3% vieram de proposições de deputados. A grande maioria é oriunda do Poder Executivo”, disse o líder do PSD.

De acordo com o deputado Fábio Mitidieri (PSD-SE), dentro da bancada há “ponderações” de parlamentares que preferem que a sigla não tenha um candidato próprio e faça composição com um nome de outro partido.

Rodrigo Maia
Também nas redes sociais, parlamentares do DEM estão sendo criticados porque Rodrigo Maia tem buscado apoio de partidos como o PT e o PCdoB para conseguir se reeleger ao cargo em fevereiro.

Em uma mensagem no Twitter, o líder do DEM na Câmara, deputado Pauderney Avelino (AM), pediu confiança aos eleitores e disse que as alianças para a disputa não significam que o partido vá “governar com a esquerda”. “Repito: confiem em nós e no nosso partido! Fazer composições é da política, não quer dizer que assuma compromissos de governar com a esquerda!”, afirmou.

O deputado retuitou mensagens de internautas que afirmaram que Maia estava disposto a fazer aliança “com o diabo” e que as articulações do atual presidente da Câmara para alcançar a reeleição estavam “aniquilando o partido”.

Maia ainda não oficializou a candidatura, mas tem trabalhado para conseguir vencer já no primeiro turno. Para isso, ele tem conversado tanto com partidos da base do governo, quanto da oposição. O democrata espera conseguir o apoio dos parlamentares do PT, como aconteceu no ano passado, quando foi eleito para um mandato-tampão após a cassação do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?