metropoles.com

Com 40 deputados, PR anuncia apoio do partido à reeleição de Maia

A disputa para a presidência da Câmara será no dia 2 de fevereiro, o PR apoiará o interino Rodrigo Maia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
1060741-04012017-pzzb4535
1 de 1 1060741-04012017-pzzb4535 - Foto: Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Quinto maior partido da Câmara, com 40 deputados, o PR anunciou oficialmente nesta quinta-feira (12/1) que apoiará a reeleição do deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) à presidência da Câmara. A disputa está marcada para o próximo dia 2 de fevereiro.

“O PR está fechado com o Rodrigo Maia”, afirmou à reportagem o presidente nacional do partido, o ex-senador Antonio Carlos Rodrigues (SP). Em troca do apoio, a legenda ganhou o direito de indicar na chapa de Maia um deputado para 1ª secretaria, setor responsável por gerir o Orçamento da Câmara. O PR bateu o martelo do apoio a Maia na semana passada, após enviar o líder da legenda na Câmara, deputado Aelton Freitas (MG), ao Palácio do Planalto, para sondar a posição do governo federal em relação à disputa pela presidência da Casa.

Na conversa, Aelton ouviu que o Planalto tem preferência pela candidatura de Maia. A avaliação passada pelo governo, segundo integrantes do PR, é de que o deputado do DEM é comprometido com a agenda do Executivo e “mais confiável” do que os outros candidatos da base aliada. O PR faz parte do chamado Centrão – grupo de cerca de 200 deputados de partidos da base que se formou em torno do deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e que tem dois candidatos a presidente da Câmara: os líderes do PTB, Jovair Arantes (GO), e do PSD, Rogério Rosso (DF).

Na primeira eleição de Maia, em julho do ano passado, o partido lançou candidato próprio no primeiro turno, mas, na segunda etapa da votação, preteriu o candidato do Centrão, Rogério Rosso, e apoiou o deputado do DEM.

Outros partidos
Além do PR, outros partidos desse grupo já prometeram apoiar a reeleição de Maia, embora não tenham anunciado oficialmente, entre eles, o PP, o PSD e o PRB. O PP prometeu apoiar o deputado do DEM em troca da liderança do governo, hoje ocupada pelo deputado André Moura (PSC-SE), também do Centrão.

Apesar de o partido ter candidato, Maia conta com apoio da cúpula do PSD. Presidente licenciado da sigla, o ministro Gilberto Kassab (Ciência e Tecnologia e Comunicações) prometeu declarar apoio público a Maia, assim que Rosso desistir oficialmente da candidatura.

Em troca do apoio do PSD, o atual presidente da Câmara dos Deputados ofereceu ao partido a indicação para a 4ª secretaria da Casa. O setor é responsável pela distribuição e manutenção dos apartamentos funcionais para os parlamentares.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?