metropoles.com

Pacote anticorrupção. Força-tarefa da Lava Jato ameaça renunciar

De acordo com investigadores, a proposta acabou desfigurada, comprometendo a independência dos promotores, procuradores e juízes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
1 de 1 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Os procuradores da força-tarefa da Operação Lava Jato repudiaram o projeto anticorrupção aprovado na madrugada desta quarta-feira (30/11) pela Câmara dos Deputados. De acordo com eles, a proposta acabou desfigurada, comprometendo a independência dos promotores, procuradores e juízes. O procurador Carlos dos Santos Lima disse que as pessoas que trabalham na investigação ameaçam abandonar os trabalhos se a “proposta de intimidação de juízes e procuradores” for aprovada.

“Se for aprovada, a proposta será o começo do fim da Lava Jato. A força-tarefa reafirma seu compromisso de trabalhar enquanto for possível”, completou o procurador-chefe da operação Deltan Dallagnol. “A Câmara sinalizou o começou do fim da Lava Jato”, afirmou.

O Ministério Público Federal encampou a proposta 10 Medidas contra a Corrupção, que teve apoio de mais de 2 milhões de pessoas e foi levado à Câmara. O texto embasou um projeto anticorrupção que passou pela Comissão Especial da casa e entrou em votação pelo plenário na noite de quarta.
Durante a madrugada, os deputados desconfiguraram a proposta inicial e votaram um novo pacote que flexibiliza punição a corruptos. O projeto provocou fortes protestos de diversas entidades.

Pelo menos 11 mudanças foram feitas no texto do projeto de medidas de combate à corrupção que tinha sido aprovado na comissão especial, na semana passada. Descontentes com o parecer do relator, deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), parlamentares aprovaram emendas e destaques que incluíram novos temas e, sobretudo, retiraram trechos do pacote que dificultam investigações e flexibilizam a punição de corruptos.

Entre as mudanças aprovadas está a inclusão do crime de abuso de autoridades para magistrados e membros do Ministério Público, emenda apresentada pela bancada do PDT, e duramente criticada pelos membros do Judiciário. A pena é de 6 meses a 2 anos de reclusão e multa.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?