metropoles.com

Oposição tenta derrubar sessão do impeachment por falta de quórum

Confusão teve início após o depoimento do ex-ministro da Fazenda, Nelson Barbosa. Nesse momento, a sessão estava esvaziada, com apenas cinco senadores.

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcos Oliveira/Agência Senado
comissão do impeachment
1 de 1 comissão do impeachment - Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Após o depoimento do ex-ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, uma confusão tomou conta da comissão especial do impeachment quando os senadores da oposição tentaram derrubar a sessão por falta de quórum. A sessão estava esvaziada, com apenas cinco senadores.

Gleisi Hoffmann (PT-PR) sugeriu que a sessão fosse encerrada e que as testemunhas da defesa fossem ouvidas na próxima sessão. Por volta das 14h45 desta sexta-feira (17/6), apenas os senadores José Medeiros (PSD-MT) e Waldemir Moka (PMDB-MS) representavam a base do presidente em exercício, Michel Temer.

O presidente da comissão, Raimundo Lira (PMDB-PB), não aceitou os questionamentos de quórum e alegou que a sessão não precisava de mais senadores, porque não se tratava de sessão deliberativa, com votações. Para reagir contra a oposição, os senadores acionaram outros colegas para voltarem para a comissão. Com a chegada de mais parlamentares, a confusão se intensificou.

Entre gritos e acusações, o senador Medeiros rebateu Lindbergh Farias (PT-RJ). “O Brasil está vendo o senhor querendo derrubar a sessão para ir ao aniversário da filha”, disse. Lindbergh retrucou que não poderia ir mais e que já havia perdido o voo.

Em pé, os senadores rodearam Raimundo Lira mostrando o regimento. Por fim, com ânimos mais calmos, os parlamentares retomaram a reunião e a sugestão de interromper a sessão não foi aceita. A próxima testemunha a ser ouvida pela comissão será o ex-ministro da Educação, José Henrique Paim Fernandes.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?