Michel Temer garante a Lula que PMDB vai sair da base do governo
Em encontro, o presidente do partido falou ao ex-presidente que a tendência é que a legenda se afaste de Dilma
atualizado
Compartilhar notícia
O vice-presidente da República, Michel Temer, garantiu ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de que o PMDB aprovará a saída do governo nesta terça-feira (29/3). As informações são do jornal Folha de S.Paulo.
Temer e Lula se reuniram neste domingo (27). O ex-presidente queria convencer o político paulista a adiar a reunião. No entanto, o mandatário do PMDB afirmou que o evento ocorrerá e adiantou que a legenda deixará o governo.Lula teria ouvido de Temer que o vice-presidente foi isolado dentro do Palácio do Planalto e que ficou muito incomodado com a nomeação do deputado federal Mauro Lopes (PMDB-MG) para a Secretaria de Aviação Civil.
O PMDB é o principal partido da base aliada. Os diretórios cariocas e mineiros, entre outros, já se manifestaram públicamente contra a permanência no governo Dilma. O Palácio do Planalto, agora, teme que o desembarque do PMDB faça com que outras legendas pulem do barco governista.
Contra-ataque
Com a saída do PMDB praticamente certa, os governistas trabalham para esvaziar a reunião do diretório nacional do partido. A ideia é que nomes fortes da legenda, como José Sarney e Renan Calheiros (AL), não participem do evento.
Mais cedo, o ex-presidente Lula, inclusive, garantiu que com apoio de parte do PMDB o impeachment poderia ser barrado na Câmara dos Deputados.
Em reunião com Dilma, os ministros pmdbistas traçaram um sinal pessimista em relação à permanência do partido.