Manifestantes pró-impeachment comemoram e apoiadores de Dilma lamentam
Após a aprovação do processo de cassação da presidente na Câmara, a população reagiu. Fogos e sorrisos para quem é a favor da continuidade do impeachment no Senado e choro para o outro lado
atualizado
Compartilhar notícia
Colaboram Paulo Lannes, João Amador, Carlos Carone, Ary Filgueira e Manoela Alcântara.
Cerca de 80 mil pessoas foram à Esplanada dos Ministérios neste domingo (17/4) para protestar. Manifestantes pró-impeachment e contra lotaram o gramado em frente ao Congresso Nacional. O muro instalado para dividir os grupos antagônicos cumpriu o objetivo estabelecido pelo Governo do Distrito Federal. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública o movimento ocorreu com tranquilidade. Apesar da diferença nos sentimentos, os grupos não entraram em conflito.
A Operação Esplanada envolveu o esforço integrado de 11,5 mil policiais militares, 1 mil policiais civis, 1,5 mil bombeiros e 330 agentes do Departamento de Trânsito (Detran-DF) entre os dias 15 e 17 de abril. Terminou sem ocorrências de violência entre os grupos e com 52 atendimentos simples feitos pelo Corpo de Bombeiros. Durante as manifestações, os militares estavam divididos entre o gramado e próximo aos ministérios.
Após o término da votação, que aprovou a continuidade do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), os grupos foram escoltados pela PM no sentido Rodoviária do Plano Piloto. O Metrópoles acompanhou a movimentação desde a manhã do domingo. Confira:
Movimente a barra de rolagem para acompanhar todos os destaques da cobertura