Fiesp lança campanha pró-impeachment com pato gigante na Esplanada
Boneco de 20 metros de altura foi inflado no gramado em frente ao Congresso Nacional. A ideia é que ele permaneça até a conclusão do julgamento do processo contra a presidente Dilma
atualizado
Compartilhar notícia
A campanha “Não vou pagar o Pato”, deflagrada no ano passado pela Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), está de volta a Brasília, agora no rastro do impeachment da presidente Dilma Rousseff. O pato inflável de 20 metros de altura foi instalado no canteiro central da Esplanada dos Ministérios, em frente ao Congresso Nacional, em um ato contra o governo, nesta terça-feira (29/3).
A ideia era que a ave de plástico fosse inflada ainda pela manhã, mas um impasse surgiu e o objeto somente foi erguido durante a tarde. Policiais militares informaram que era necessária autorização da Agência de Fiscalização (Agefis) para a instalação do equipamento. Como há uma manifestação a favor do governo Dilma marcada para esta quinta-feira (31/3), a corporação temia um confronto por conta do pato.A campanha teve como mote inicial a luta contra o aumento dos impostos e a volta da CPMF. Mas, agora, se tornou um símbolo da luta das pessoas que querem um Brasil melhor, segundo o presidente da Fiesp, Paulo Skaf.
O pato (equivalente a um prédio de sete andares) permanecerá no local durante todo o processo de impeachment da presidente da República. Além do pato gigante, outros cinco mil patinhos de plástico foram distribuídos aos manifestantes que estavam no local (foto acima).