metropoles.com

Em entrevista, Dilma promete novas eleições caso volte à Presidência

A petista disse que essa é a única forma de unir o país. Líderes do partido usam a promessa para tentar reverter derrota no Senado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Impeachment Dilma Rousseff – Brasília – DF 12/05/2016
1 de 1 Impeachment Dilma Rousseff – Brasília – DF 12/05/2016 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

A presidente afastada Dilma Rousseff afirmou, nesta quinta-feira (9/6), que se for reempossada convocará um plebiscito para que a população decida sobre a realização de novas eleições. As declarações foram feitas durante entrevista ao jornalista Luis Nassiff, na TV Brasil.

“Será necessário consultar a população para remontar um ‘pacto’ que vinha desde a Constituição de 1988 e foi rompido com o processo de impeachment”, afirmou Dilma Rousseff.

A convocação de novas eleições é uma das pautas que a tropa de choque de Dilma Rousseff tem usado no Senado Federal para tentar reverter a cassação da petista.

Líderes do Partido dos Trabalhadores percorrem os corredores do Senado tentando convencer parlamentares de que possíveis novas eleições são o melhor caminho para sair da crise.

Em meados de agosto, os senadores decidirão se Dilma será afastada em definitivo ou voltará ao Palácio do Planalto. Na votação da admissibilidade do impeachment, em maio, a petista foi derrotada, com 55 votos a favor do afastamento e 22 contra.

Críticas a Temer e a Cunha
Como tem sido constante em seus discursos, Dilma atacou o presidente interino Michel Temer (PMDB) e o presidente afastado da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Para ela, Cunha é que está “dando as cartas” no novo governo.

Sobre o atual presidente, Dilma fez duras críticas. “A consulta popular é para lavar e enxaguar essa lambança, que está sendo o governo Temer”.

A presidente afastada fez questão de rechaçar qualquer mudança no sistema de governo. “Foi por meio do presidencialismo que o Brasil conseguiu uma maior modernidade e inclusão da sua população”, opinou, ao falar do parlamentarismo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?