metropoles.com

‘É invenção’, diz FHC sobre denúncia de Miriam Dutra

As declarações foram feitas em uma entrevista concedida na saída de um evento da pré-campanha do vereador Andrea Matarazzo à prefeitura de São Paulo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Tânia Rêgo/Agência Brasil
Evento internacional discute política sobre drogas
1 de 1 Evento internacional discute política sobre drogas - Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso classificou nesta segunda-feira (22) como “invenção” a denúncia da jornalista Miriam Dutra de que ele teria usado a empresa Brasif Exportação e Importação para enviar remessas de dinheiro para ela entre 2002 e 2006.

“Não há denúncia nenhuma. A própria empresa diz que não é verdade. Isso não existe, é invenção. Essas coisas são menores. Estou preocupado com o Brasil. Não tenho nada o que temer ou esconder”, disse FHC.

As declarações foram feitas em uma entrevista concedida na saída de um evento da pré-campanha do vereador Andrea Matarazzo, que disputa a vaga de candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo.

O evento foi sua primeira aparição pública desde que a jornalista, com que ele manteve um relacionamento extraconjugal nos anos 80 e 90, concedeu uma entrevista ao jornal “Folha de S Paulo” na semana passada na qual afirmou ter assinado um contrato fictício de trabalho com a Brasif. A empresa, que foi concessionária das lojas duty free nos aeroportos brasileiros, nega que FHC tenha influenciado na decisão de contratar Miriam Dutra.

Diante da insistência dos repórteres com o tema, o tucano afirmou que o assunto é “privado”, “O que pertence ao âmbito privado não é público”.

Discurso – O ex-presidente também comentou o decreto de prisão temporária do marqueteiro João Santana, que fez as campanhas presidenciais de Dilma Rousseff e Luiz Inácio Lula da Silva. “Não sei o grau de extensão e se isso atinge ou não a campanha da presidente Dilma. Se alcançar, doa a quem doer”. Questionado se a nova fase da Operação Lava Jato reforça a tese do PSDB no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que pede a cassação da chapa Dilma-Temer por abuso de poder político e econômico, FHC foi cauteloso. “Sou prudente. Nunca avanço o sinal quando as pessoas estão sendo acusadas. Vamos ver o que tem”.

Em um discurso inflamado no evento de Matarazzo, o ex-presidente instou os tucanos a “reconstruir” a política. “Vamos ter outra vez que construir um país decente. Precisamos de uma reconstrução moral que não se separa da reconstrução política. Quase tudo o que construímos está sendo destruído por incompetência e corrupção”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?