Documentos revelam que Lula viajou 111 vezes a sítio em Atibaia (SP)
Apesar de ex-presidente afirmar que frequenta o local somente em “dias de descanso”, relatórios mostram que, a cada cinco dias, um segurança de Lula era deslocado para o local
atualizado
Compartilhar notícia
Relatórios do Governo Federal revelam que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou Atibaia, no interior de São Paulo, por 111 vezes entre 2012 e 11 de janeiro deste ano. É onde fica o sítio Santa Bárbara, no qual a Odebrecht, empresa investigada pela Operação Lava Jato, gastou R$ 700 mil em reformas. As informações são da revista Época.
O sítio está em nome de um amigo de Lula e do sócio de um dos filhos dele – Fábio Luís, que enriqueceu graças à parceria empresarial com a telefônica Oi. Apesar de o ex-presidente afirmar que frequenta o local somente em “dias de descanso”, o Portal da Transparência do Governo Federal traz os relatórios das viagens e mostra que, a cada cinco dias, um segurança de Lula era deslocado para Atibaia.Em 2012, foram pelo menos oito fins de semana com a família no sítio. Em 2013, 19, e, em 2014, 18. No ano passado, o relatório aponta ao menos 22 visitas em sábados ou domingos, número que representa quase a metade de todos os 52 fins de semana do ano e inclui a virada para o ano de 2016.
De acordo com a revista Época, os sete servidores que fazem parte da equipe de segurança do ex-presidente receberam 968 diárias da presidência por períodos que passaram no sítio – o que totaliza um custo de R$ 189 mil. Os dados mostram que, em muitos casos, os seguranças tiveram que alternar turnos em Atibaia, como forma de garantir que sempre alguém estivesse na cidade num determinado período.
Segundo a assessoria do ex-presidente, “Lula e também Dona Marisa, frequentam em dias de descanso um sítio de propriedade de amigos da família na cidade de Atibaia”. O Instituto Lula apenas afirmou que “tentativa de associá-lo a supostos atos ilícitos tem o objetivo mal disfarçado de macular a imagem do ex-presidente”. Com informações da Época.