Direto para a prisão. Publicitário João Santana e a mulher desembarcam na manhã desta terça-feira em Guarulhos
Nova fase da Lava Jato investiga a relação do marqueteiro com o PT e a construtora Odebrecht para financiamento de campanhas eleitorais
atualizado
Compartilhar notícia
O publicitário João Santana e a mulher dele, Mônica Moura, devem chegar ao Brasil às 10h desta terça-feira (23/2). O desembarque ocorrerá no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. Do terminal, o casal, que vem da República Dominicana, segue para a sede da Polícia Federal em Curitiba, no Paraná.
Ambos tiveram a prisão temporária decretada na 23ª fase da Operação Lava Jato, que investiga a relação de João Santana com a empresa Odebrecht. A construtora também é alvo das investigações, por suspeita de ter feito repasses financeiros ao publicitário no exterior.O juiz federal Sérgio Moro determinou o sequestro de um apartamento, localizado em São Paulo, registrado em nome de Santana e de sua mulher. Há suspeita de que o imóvel teria sido pago com dinheiro retirado de uma conta secreta na Suíça.
Em outra medida cautelar em nome dos investigados, Moro decretou o bloqueio das contas pessoais de João Santana, de sua esposa, medida estendida ao engenheiro Zwi Skornicki, representante do Estaleiro Keppel Fels no Brasil, e do funcionário da empreiteira Odebrecht Fernando Migliaccio.
Viagem
O publicitário Marcos Afonso, que também estava a bordo do avião, que veio de Punta Cana relatou que Santana e a mulher pareciam tranquilos e afirmou que a viagem foi tranquila, sem protestos contra ele ou qualquer protocolo diferente de qualquer outro voo.
“Foi um voo calmo, sem tumulto. Ninguém se manifestou”, disse Afonso ao contar que Santana, a mulher e o advogado foram os últimos passageiros a descer. “Eles entraram em uma van separada Quando desceram, foram recebidos por umas pessoas que pareceram amigáveis”.