metropoles.com

Defesa não poderá responder por Dilma caso falte comissão no Senado

De acordo com o presidente do colegiado, Raimundo Lira (PMDB-PB), o ex-advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, poderá representar a presidente e ler um comunicado, mas não poderá responder aos questionamentos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Dilma Rousseff
1 de 1 Dilma Rousseff - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A defesa da presidente afastada Dilma Rousseff não poderá responder a questões dos senadores caso a petista não compareça ao seu interrogatório na Comissão Especial do Impeachment. De acordo com o presidente do colegiado, Raimundo Lira (PMDB-PB), o ex-advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, poderá representar a presidente e ler um comunicado, mas não poderá responder aos questionamentos.

O interrogatório está agendado para essa quarta-feira (6/7), e a tendência é que a presidente afastada não compareça. Fontes próximas à petista informaram, que ela não irá, mas a defesa ainda não comunicou a ausência oficialmente. Segundo Cardozo, a questão ainda está sob análise.

Nesta segunda-feira (4), o líder da minoria, Lindbergh Farias (PT-RJ), defendeu que a presidente não venha presencialmente ao colegiado. Segundo o petista, que é parte da tropa de choque de Dilma, o processo “tem cartas marcadas” e ela não deveria participar da sessão, legitimando o “golpe”.

Peritos
A comissão Especial ouve nessa terça-feira (5), os técnicos do Senado que elaboraram a perícia do processo contra a presidente afastada Dilma Rousseff. O grupo é composto pelos consultores de orçamento Diego Prandino Alves e João Henrique Pederiva, além do diretor-adjunto da Secretaria de Finanças, Orçamento e Contabilidade, Fernando Álvaro Leão Rincon.

Os peritos entregaram na semana passada o laudo técnico que apontava que a presidente afastada é a responsável pela edição de créditos suplementares, mas isentando Dilma das pedaladas fiscais. Tanto a defesa quanto a acusação indicaram assistentes técnicos para a acompanhar a análise e elaborar seus próprios laudos, que foram entregues nesta segunda-feira.

Pela primeira vez, o relator do processo, Antonio Anastasia (PSDB-MG), abriu mão de fazer perguntas aos convidados e os questionamentos seguiram para os senadores. Após a oitiva dos peritos, serão ouvidos também os assistentes técnicos da defesa e da acusação.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?