Cunha deve assinar hoje criação da CPI do Carf na Câmara
Conselho Administrativo de Recursos Fiscais está na mira da CPI por conta de supostas fraudes envolvendo sonegação fiscal
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), deve assinar nesta terça-feira (22/12), a autorização para instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Carf. O requerimento é o primeiro da fila de pedidos de instalação de CPIs na Casa.
O requerimento de instalação foi apresentado pelo deputado João Carlos Bacelar (PR-BA) e protocolado em 12 de maio deste ano. O parlamentar pede investigação das denúncias de fraudes contra a Receita Federal “de bancos e grandes empresas, mediante supostos pagamentos de propinas para manipular os resultados dos julgamentos referentes à sonegação fiscal pelo Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf).
No começo deste mês, o Senado encerrou os trabalhos de sua CPI que tinha o mesmo foco. Na ocasião, foi aprovado um relatório final citando irregularidades no julgamento de mais de 70 processos pelo órgão, envolvendo 73 empresas e pessoas físicas, como bancos, montadoras e siderúrgicas. Entre as companhias, foram citadas Santander, Bradesco, Gerdau e MMC Automotores, fabricante da Mitsubishi no País.
Mesmo assinando a autorização, a CPI do Carf na Câmara só será instalada em fevereiro de 2016, após o recesso parlamentar.