Rosso e Maia vão disputar a presidência da Câmara no segundo turno
Segunda votação para definir quem comandará a Casa até fevereiro de 2016, no lugar de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), será feita ainda na noite desta quarta-feira (14/7)
atualizado
Compartilhar notícia
Os deputados Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Rogério Rosso (PSD-DF) vão disputar o segundo turno para saber qual dos dois será o presidente da Câmara na conclusão do mandato deixado por Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que renunciou ao cargo após forte pressão. O parlamentar fluminense teve 120 votos, enquanto Rosso recebeu a indicação de 106 colegas. A votação será feita ainda na noite desta quarta-feira (13/7).
A contagem de votos começou três horas e quarenta e cinco minutos após o início da sessão extraordinária para eleger o novo presidente da Casa, que cumprirá o mandato até fevereiro de 2017, quando será feita nova eleição.Antes do começo da votação, que foi secreta e feita por meio de urnas eletrônicas específicas, cada um dos 14 candidatos teve 10 minutos para discursar, segundo ordem definida em sorteio. O presidente interino, Waldir Maranhão (PP-MA), iniciou a ordem do dia com um pronunciamento de despedida do cargo.
Após a fala de Maranhão, os candidatos à presidência começaram os discursos. Um dos favoritos na disputa, Rogério Rosso (PSD-DF) subiu à tribuna às 20h26. Às 21h10, foi encerrada a etapa dos discursos e iniciada a votação.
Para ser eleito no segundo turno, o candidato precisa obter maioria simples. Os votos em branco serão contados para efeito de quórum, mas não serão contabilizados para esse fim os votos nulos.