metropoles.com

Anastasia apresenta parecer na Comissão de impeachment no Senado

Por ser parlamentar de um partido de oposição, a expectativa é que o relator seja favorável à admissibilidade do processo de impeachment

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
comissão impeachment anastasia
1 de 1 comissão impeachment anastasia - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A comissão especial de impeachment no Senado promete ter uma sessão bastante agitada nesta quarta-feira (4/5) . Na reunião, que começou às 14h10, o relator Antonio Anastasia (PSDB-MG) irá apresentar seu parecer sobre o processo. Por ser parlamentar de um partido de oposição, a expectativa é que o relator seja favorável à admissibilidade do processo de impeachment.

 

Acompanhe a sessão ao vivo:

 

Confusão
Durante a sessão, os parlamentares da base governistas batem boca com os senadores da oposição. O senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) afirmou que os convidados da base governista fizeram um “palanque”, não uma defesa técnica dos pontos em debate no processo. A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) também aproveita para reclamar da ausência de Anastasia (PSDB-MG), no final da apresentação das testemunhas contra o impeachment. “Não se justifica que o relator se ausente para terminar o seu relatório, já que foi ele mesmo quem elaborou este calendário. Na reunião da segunda-feira, dedicada a ouvir convidados que acusavam a presidente, o relator permaneceu até o final”.

O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) relembra as “pedaladas” praticadas pelo relator no momento em que era governador de Minas Gerais.

É muito cinismo o que os senhores querem fazer aqui

Lindbergh Farias

José Medeiros (PSD-MT) se revolta contra o senador do PT e afirma que o parlamentar só quer criar confusão. “Não podemos permitir que o senador peça questão de ordem para atacar a mesa. Não é a primeira vez que o senador faz a referência, provoca os colegas e gera discussão. No fim do dia, nas redes, falam que a comissão fez molecagem aqui. Não estou aqui para fazer molecagem. A população brasileira não pode ver isso aqui como um circo.”

O líder do PSDB, Cássio Cunha Lima (PB), saiu em defesa de Anastasia. Segundo ele, as críticas de Gleisi nada mais são que uma estratégia do PT para atrasar o processo de impeachment. “O PT voltou a ser o PT de sempre, provocativo e acusador, e voltando à oposição, volta às velhas práticas. É lamentável que se tenha um fim tão melancólico”.

O presidente da comissão, senador Raimundo Lira (PMDB-PB), reafirmou que “não há impedimento para o senador Antonio Anastasia relatar a matéria”. O relator também defendeu a legalidade das pedaladas que teria dado durante seu governo em Minas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?