metropoles.com

Renan Calheiros deve manter o rito do impeachment do Senado

Presidente do Senado convocou uma reunião emergencial em sua residência no Lago Sul. De acordo com o senador José Agripino Maia, um dos participantes da conversa, a programação na Casa será mantida

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles
Eleição dos membros da Comissão Especial que analisará processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.  Brasília – DF 25/04/2016
1 de 1 Eleição dos membros da Comissão Especial que analisará processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Brasília – DF 25/04/2016 - Foto: Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) convocou uma reunião de emergência em sua residência oficial, no Lago Sul. O encontro ocorre horas depois de Waldir Maranhão (PP-MA), presidente interino da Câmara, ter tomado a decisão de anular a votação na Casa do pedido de impeachment da Presidente Dilma Rousseff.

O presidente do DEM, senador José Agripino Maia, esteve na reunião e, ao sair do encontro, afirmou que Renan seguirá com a leitura do relatório do impeachment. “Ele deve chegar às 16h no Senado. Esperamos que a lógica seja seguida. O rito, a lei, o respeito à Casa”, afirmou.

Perguntado sobre as possíveis motivações da suspensão do processo, requisitado pelo presidente interino da Câmara, Waldir Maranhão, Agripino foi direto: “pergunte a ele”.

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) também esteve no encontro e afirmou que Renan Calheiros deve mesmo ler o relatório. “Não houve uma reunião formal, mas o presidente Renan Calheiros deu a entender que a decisão do presidente da Câmara foi intempestiva. Não há como analisar um processo 30 dias depois da votação. O rito só pode ser revisto em 48 horas”. Ainda segundo Rodrigues, o partido não deve buscar o STF, pois não é momento de judicializar o processo. “É a hora da política”.

O senador Paulo Rocha (PT),  acredita que será difícil de realizar a leitura. “Deve chover questões de ordem. Caberá ao presidente julgar cada uma”.

Para a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), não há ainda uma resolução. “pelo tom da conversa, só saberemos da decisão quando o presidente do Senado fizer seu pronunciamento. Mas ao meu ver é uma situação delicada. Se ele ler o relatório estará ignorando a decisão do presidente da Câmara. Acho que, nesse caso, o ideal é cumprir a decisão e adiar a leitura”.

Um dos últimos a sair foi o presidente da comissão do impeachment no Senado, Raimundo Lira (PMDB-PB), que fez críticas a decisão de Waldir Maranhão. “A Câmara não tem mais nada a ver com o processo. Não há argumento jurídico ou efeito prático para interferir no andamento do calendário do Senado”.

Também participaram da reunião o senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), Ronaldo Caiado (DEM-GO), Raimundo Lira (PMDB-PB), Romero Jucá (PMDB-RR), Gladson Cameli (PP-AC), Omar Aziz (PSD-AM), Gleisi Hoffman (PT-RS) e Fátima Bezerra (PT-RN).

Às 16h, o presidente do Senado sai de sua residência e se dirige ao Congresso nacional. O parlamentar não quis falar com os jornalistas.

Confira galeria de fotos:

8 imagens
Gladson Cameli (PP-AC)
Omar Aziz é o presidente da CPI da Covid
1 de 8

Felipe Menezes/Metrópoles
2 de 8

Gladson Cameli (PP-AC)

Felipe Menezes/Metrópoles
3 de 8

Felipe Menezes/Metrópoles
4 de 8

Felipe Menezes/Metrópoles
5 de 8

Felipe Menezes/ Metrópoles
6 de 8

Omar Aziz é o presidente da CPI da Covid

Felipe Menezes/Metópoles
7 de 8

Felipe Menezes/Metrópoles
8 de 8

Foto: Felipe Menezes/ Metrópoles

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?