metropoles.com

PF faz operação em Goiás contra grupo de extermínio formado por PMs

Entre alvos estão integrantes do atual comando da PMGO e advogados. As ações ocorrem nas cidades de Goiânia, Alvorada do Norte e Formosa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
PF Polícia Federal
1 de 1 PF Polícia Federal - Foto: Michael Melo/Metrópoles

A Polícia Federal deflagou nesta sexta-feira (11/11), em Goiás, a segunda fase da operação Sexto Mandamento, que investiga a atuação de um grupo de extermínio formado por policiais militares. Os principais alvos são integrantes do atual comando da PM goiana e advogados.

Cerca de 140 policiais federais estão cumprindo três mandados de prisão temporária, 19 mandados de busca e apreensão, além de 17 conduções coercitivas contra pessoas investigadas. As ações ocorrem nas cidades de Goiânia, Alvorada do Norte e Formosa, Entorno do DF.

Oito policiais militares de Goiás estão sendo trazidos coercitivamente para a sede da PF em Brasília para depor. Entre eles, o tenente-coronel Ricardo Rocha, comandante de Policiamento da Capital.

De acordo com a investigações, o grupo cometia homicídios com a simulação de que os crimes haviam sido praticados em confrontos com as vítimas. A suspeita é de que o grupo tenha feito mais de 100 vítimas em todo o estado, entre crianças, adolescentes e mulheres sem qualquer envolvimento com crimes.

Reprodução/TV Anhanguera
Tenente-coronel Ricardo Rocha

Segundo a PF, alguns assassinatos eram cometidos durante o horário de expediente e com uso de viaturas da PM. A primeira fase da operação ocorreu em 2011, depois de um ano de investigação. Na época, 19 PMs foram presos, incluindo Rocha.

O militar chegou a ficar quatro meses preso e depois passou a atuar na área administrativa da corporação. Em junho deste ano, ele enfrentou um júri popular por um homicídio e foi absolvido.

As duas mortes e dois desaparecimentos investigados na operação ocorreram em 2010. Desde 2015, o inquérito instaurado pela Polícia Federal para apurar o caso tramita na Justiça Federal em Formosa (GO).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?