metropoles.com

PF faz operação contra desvio de recursos do Ministério da Cultura

Investigação aponta uso irregular da Lei Rouanet para a construção do Museu do Trabalho e do Trabalhador, em São Bernardo do Campo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
museu do trabalho e do trabalhador
1 de 1 museu do trabalho e do trabalhador - Foto: Reprodução

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça-feira (13/12) a Operação Hefesta, que investiga denúncia de desvio de verbas no Ministério da Cultura. Foram cumpridos oito mandados de prisão temporária, oito de condução coercitiva (quando a pessoa é levada a depor) e 16 de busca e apreensão.

A operação conta com 60 agentes da PF e 10 servidores da Controladoria-Geral da União (CGU). Os mandados foram cumpridos em São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Santos, São Bernardo do Campo e Barueri, ambas em SP.

A operação investiga se houve desvio de recursos públicos na construção do Museu do Trabalho e do Trabalhador, em São Bernardo do Campo. A instituição pertence ao MinC.

O inquérito foi instaurado pela PF a partir de informações divulgadas pela imprensa em novembro de 2014, indicando atraso e possíveis fraudes na construção daquele museu.O nome Hefesta remete ao deus grego Hefesto, do trabalho e da metalurgia.

Segundo a PF, a investigação aponta o desvio de recursos provenientes de projetos da Lei Rouanet e convênios do Ministério da Cultura com a prefeitura municipal. Há indícios de superfaturamento de projetos, subcontratação ilegal de empresas sem licitação e duplicidade de objetos nos projetos de captação. A obra iniciou-se em 2012 e estava prevista para durar nome meses, mas até hoje não foi concluída.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?