metropoles.com

Petrobras confirma revisão de gestão e estima R$ 1,8 bilhões em redução de custos

A reestruturação envolve a fusão de áreas, centralização de atividades, novos critérios para a indicação de gerentes executivos e responsabilização formal de gestores por resultados e decisões

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
petrobras
1 de 1 petrobras - Foto: Divulgação

A Petrobras confirmou nesta quinta-feira (28/1), que seu conselho de administração aprovou a revisão do modelo de gestão e governança. Houve redução do número de diretorias, de sete para seis.

Agora, a estrutura da estatal petroleira passa a ser composta pelas diretorias de Desenvolvimento da Produção & Tecnologia; Exploração & Produção; Refino e Gás Natural; Financeiro e Relações com Investidores; Recursos Humanos, SMS e Serviços; e Governança, Risco e Conformidade.

“A revisão do modelo ocorre em função da necessidade de alinhamento da organização à nova realidade do setor de óleo e gás e da priorização da rentabilidade e disciplina de capital, além de fortalecer a governança da companhia através de maior controle e conformidade nos processos e da ampliação dos níveis de responsabilização dos executivos”, justificou a Petrobras, em fato relevante enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

A reestruturação envolve a fusão de áreas, centralização de atividades, novos critérios para a indicação de gerentes executivos e responsabilização formal de gestores por resultados e decisões.

Custos
O conjunto dessas iniciativas, conforme o documento, ocasionará uma diminuição de custos que poderá alcançar R$ 1,8 bilhão por ano. Haverá uma redução estimada de 30% do número de funções gerenciais em áreas não operacionais. Atualmente, a Petrobras possui 7,5 mil funções de gerentes aprovadas, sendo 5,3 mil em áreas não operacionais.

Serão criados seis comitês técnicos estatutários compostos por gerentes executivos, que terão a função de analisar previamente e emitir recomendações sobre os temas que serão deliberados pelos diretores, que serão corresponsáveis nos processos decisórios.

Segundo a estatal, as mudanças resultam em alterações no estatuto social e serão submetidas à aprovação da Assembleia Geral de Acionistas, a ser convocada.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?