metropoles.com

Pesquisa aponta que 83,1% dos brasileiros acreditam em assassinato de Teori

Apenas 15,6% dos entrevistados acreditam na hipótese de acidente. Maioria também é contra nomeação de Sérgio Moro ao STF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Carlos Humberto/STF
teori
1 de 1 teori - Foto: Carlos Humberto/STF

Após a confirmação do morte do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki em um acidente aéreo na quinta-feira (19/1), as redes sociais se encheram com teorias da conspiração que apostavam em “queima de arquivo” do magistrado. Agora, um levantamento do Instituto Paraná Pesquisas mostra que essas pessoas formam a maioria da população: segundo o estudo, 83,1% dos entrevistados acreditam que o incidente foi proposital e a morte, criminosa.

Apenas 15,6% das pessoas que responderam à pesquisa creem que a queda do avião modelo C90 King Air foi um acidente. Outro 1,3% dos ouvidos não quiseram ou não souberam opinar. Relator dos processos da Operação Lava Jato na Corte, o magistrado estava prestes a homologar as delações premiadas da empreiteira Odebrecht, que podem expor recebimento de propinas por pelo menos 200 políticos.

Além disso, Teori foi o responsável pelas decisões que determinaram a prisão do ex-senador Delcídio do Amaral e o afastamento do ex-deputado Eduardo Cunha da presidência da Câmara dos Deputados. Em junho, um filho do ministro chegou a utilizar as redes sociais para denunciar supostas ameaças. “Se algo acontecer com alguém da minha família, vocês já sabem onde procurar”, afirmou Francisco Zavascki.

Indicação de Moro
Já a popularidade do juiz federal Sérgio Moro parece não ter sido depositada na esperança de que ele ocupe uma vaga na corte suprema do país. De acordo com o levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, 65% dos entrevistados são contrários à nomeação do juiz da Lava-Jato para a vaga de Teori Zavascki. Outros 31,1% dos entrevistados são favoráveis à ideia, e 3,9% não souberam ou não quiseram responder.

De acordo com o levantamento, a maior parte das pessoas contrárias à nomeação de Moro declarara ter receio de que a Operação Lava Jato não prossiga sem o comando do magistrado. Na internet, já existe uma campanha que pede a indicação de Sérgio Moro ao STF. Em menos de uma hora, na quinta (19), a hashtag #MoroNoSTF foi utilizada 24 mil vezes nas redes sociais.

Ao saber da morte de Teori, o juiz soltou nota, na qual afirma que o ministro foi um “herói brasileiro”. “Espero que seu legado, sua serenidade, seriedade e firmeza na aplicação da lei, independentemente dos interesses envolvidos, ainda que poderosos, não seja esquecido”, afirmou sobre Teori.

A pesquisa foi realizada entre os dias 19 e 20 de janeiro e ouviu 2,8 mil brasileiros maiores de 16 anos. O levantamento, feito por meio de um questionário online, tem grau de confiança de 95% e margem de erro de 2%.

Acidente
O ministro do STF Teori Zavascki morreu na tarde de quinta-feira (19), depois que o avião no qual ele estava caiu no mar, em Paraty (RJ). Além do magistrado, outras quatro pessoas morreram, entre elas o empresário Carlos Alberto Filgueiras, dono da rede de hotéis Emiliano. A Polícia Federal e o Ministério Público Federal (MPF) investigam o caso.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?