NY Times repercute a Lava Jato, o Posto da Torre e Carlos Habib Chater
Os jornalistas traçam um panorama da operação, que começa com as transações financeiras de um conhecido doleiro da capital e do sócio Alberto Youssef, até se tornar a maior investigação de corrupção do país
atualizado
Compartilhar notícia
O Posto da Torre, localizado no Setor Hoteleiro Sul, poderia ser um ponto de venda de combustíveis como outro qualquer. Mas tornou-se o ponto de partida da Operação Lava Jato em 2013. Essa história foi destaque na edição de sexta (10/6) do The New York Times, um dos mais conceituados veículos de imprensa do mundo.
Andrew Jacobs e Paula Moura remontam esse quebra-cabeças para o público norte-americano nos mínimos detalhes. Eles contam como é o dia a dia de quem trabalha e passa pelo endereço.
Os jornalistas também traçam um panorama de toda a Lava Jato começando de seu princípio, quando as transações financeiras de Carlos Habib Chater, um conhecido doleiro da capital e dono do posto em questão, e do sócio Alberto Yousseff, deram início à maior investigação de corrupção do país.
No artigo, Jacobs e Paula afirmam: “O berço de um escândalo nacional, o Posto da Torre também é o palco em que as crueldades da crise econômica e paralisias políticas estão em evidência”.
A reportagem também entrevista alguns funcionários do local sobre a situação política do país atulamente. O pensamento de uma delas conclui o assunto no New York Times. “Eu queria que as coisas melhorassem, mas não tenho muita esperança. Mesmo quando as boas pessoas chegam ao poder, o dinheiro as corrompe e elas acabam se esquecendo do povo brasileiro”, refletiu.