metropoles.com

Manifestações tomam conta das cidades brasileiras

São Paulo, Belo Horizonte e Salvador contam com grande número de participantes nas ruas protestando contra o governo Dilma Rousseff, o PT e a favor da operação Lava Jato

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO
Manifestação no Rio de Janeiro
1 de 1 Manifestação no Rio de Janeiro - Foto: WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO

Estão marcados para ocorrer neste domingo (13/3) protestos contra o governo de Dilma Rousseff e em apoio à operação Lava Jato em cerca de 110 cidades brasileiras. Em alguns locais, como Brasília (confira aqui), as manifestações já começaram. Acompanhe, em tempo real, as últimas notícias sobre os atos em outras cidades:

WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO

RIO DE JANEIRO (RJ)
A praia de Copacabana foi escolhida como ponto de encontro para os manifestantes da capital carioca. A organização do evento contratou quatro carros de som, que se encontram próximos ao Posto 5 da famosa orla. Por volta das 11h15, aproximadamente 2.500 pessoas estavam no local, número bem abaixo do que esperado para os inícios do protesto. Há também várias pessoas com rosto pintado de verde e amarelo carregando faixas apontando o deputado Jair Bolsonaro (PP) como presidente. Junto a esse grupo, um jipe passeia pela área com um boneco vestido com uniforme semelhante ao do Exército.

WAGNER SOUZA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDOSÃO PAULO (SP)
Mesmo com atos marcados para ocorrerem somente às 15h30, os manifestantes já começam a chegar para o ato da avenida Paulista, um dos pontos mais movimentados da cidade. Os organizadores acreditam que 135 mil pessoas devem participar do evento, o mesmo número de manifestantes que foram ao protesto em agosto do ano passado. Por volta de 12h, centenas de motociclistas passaram pela avenida Consolação, próximo ao ponto de encontro dos manifestantes, fazendo buzinaço e com bandeiras do Brasil amarradas às motos. Os carros respondem buzinando também. O Partido Novo, que, apoia o protesto e defende a saída de Dilma Rousseff e também de Eduardo Cunha, presidente da Câmara, tem um estande de divulgação na Paulista. O ator Alexandre Frota e o ex-candidato à Presidência Levy Fidelix (PRTB) acompanham a manifestação na av. Paulista ao lado do líder do Revoltados Online, Marcello Reis.

DOUG PATRÍCIO/BRAZIL PHOTO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDOBELO HORIZONTE (MG)
Os manifestantes fizeram o ato na Praça da Liberdade, em evento organizado pelos movimentos Vem Pra Rua e Patriotas. Um caminhão de som foi colocado no entorno da praça para discursos e um palco foi armado para a apresentação de bandas de rock e MPB. Os manifestantes usam, além de camisas da seleção brasileira, máscaras do juiz Sérgio Moro. Há muitas faixas de apoio à Polícia Federal, pela operação Lava Jato e montagem de fotos do ex-presidente Lula em uma prisão. No período da tarde está previsto mais uma manifestação, denominada “Vaza Dilma”, marcada para a Praça da Estação, também na Região Centro-Sul da capital. O senador Aécio Neves (PSDB) participou do evento. De acordo com a Polícia Militar, cerca de 30 mil pessoas foram ao evento.

Facebook/ReproduçãoBELÉM (PA)
Manifestantes começaram a se reunir na avenida Presidente Vargas, localizada no centro da capital do Pará, às 8h50. No local há um caminhão com imagens do ex-presidente Lula e da presidente Dilma atrás das grades, ambos vestidos com roupas de presidiários. A organização do evento estima que o ato reunirá cerca de 70 mil pessoas no local. Por volta das 11h, um boletim parcial da PM indicava a presença de 10 mil manifestantes. Neste momento, o público está concentrado na avenida Visconde de Souza Franco (Doca), no bairro do Umarizal. O local é o ponto final da caminhada.

VALTER PONTES/COPERPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDOSALVADOR (BA)
As manifestações pró-impeachment da presidente Dilma Rousseff, e em defesa da Operação Lava Jato, iniciaram com uma grande carreata formada em sua maioria por veículos do tipo jipe em Salvador, na Bahia. Bandeiras do Brasil tremulavam nas janelas dos carros, que promoviam ainda um buzinaço. Os carros percorreram a orla de Salvador em direção ao Farol da Barra, local da concentração dos manifestantes. Durante o protesto, manifestantes começaram a cantar a “Marcha do Japonês”, que tem como refrão os versos “Ai, meu Deus / Me dei mal / Bateu na minha porta o japonês da Polícia Federal”. A Polícia Militar estima que há cerca de 20 mil manifestantes no evento – para os organizadores, há 50 mil pessoas presentes.

MARLON COSTA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDORECIFE (PE)
Os manifestantes da capital de Pernambuco estão concentrados na praia de Boa Viagem, um dos principais cartões-postais da cidade. Uma orquestra de frevo serviu de abre-alas para o evento. Há, no local, um boneco gigante do juiz Sérgio Moro, que está vestido de toga e porta diversos adesivos com escritos como “Já Basta” e “Fora Dilma” colados no corpo. Os deputados Jarbas Vasconcelos (PMDB), o deputado Mendonça Filho (DEM) e Augusto Coutinho (Solidariedade) foram ao ato na companhia de amigos, familiares e correligionários. Enquanto isso, a região central da cidade, no bairro do Recife, conta com grupo se manifestando a favor da presidente. Eles gritam palavras de ordem afirmando que os protestos são, na verdade, “tentativas de golpe”. Até agora não houve nenhum confronto entre os grupos. Os organizadores afirmam que 150 mil pessoas foram às ruas. A Polícia Militar não fez nenhum balanço.

EDUARDO TEIXEIRA/RAW IMAGE/ESTADÃO CONTEÚDOPORTO ALEGRE (RS)
Em Porto Alegre, as manifestações contrárias ao governo da presidente começaram por volta das 15h. As pessoas estão se reunindo no Parque Moinhos de Vento, de onde sairão em caminhada pelas ruas da região central da cidade. De acordo com a Brigada Militar, no Parque Farroupilha, cerca de 600 manifestantes se reúnem em um ato a favor da presidente Dilma. Além disso, diversos protestantes se reuniram no parque Redenção contra o impeachment da presidente. Durante o ato, o grupo resolveu fazer ” churrasco de coxinha”, batizado de “coxinhaço”. As organizações afirmam que os manifestantes contrários vão se encontrar, pois caminham por locais diferentes.

ALISSON FRAZÃO/BRAZIL PHOTO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDOMACEIÓ (AL)
De acordo com os organizadores, a capital de Alagoas deve reunir cerca de 40 mil pessoas entre o Corredor Vera Arruda e Alagoinhas, pontos centrais da cidade. Os manifestantes estão portando, além do boneco pixuleco, o jarareco, em referência à cobra jararaca citada por Lula após o depoimento coercitivo que ele deu na sexta-feira (4/3). A Polícia Militar confirma que, no início da tarde, já havia 25 mil manifestantes na região.

DIEGO EMIR/ESTADÃO CONTEÚDOSÃO LUIZ (MA)
O ato na capital do Maranhão durou 2h30 e se encerrou ao meio-dia. De acordo com a Polícia Militar, cerca de 4 mil pessoas participaram do protesto. Os manifestantes se reuniram na avenida Litorânea e começaram a se dispersar por conta do forte calor. Não foram registradas brigas ou agressões.

FORTALEZA (CE)
A manifestação à favor de Dilma Rousseff na capital cearense começou debaixo de chuva fina. Militantes do PT participam de forma pacífica, distribuindo panfletos, adesivos para carros e bandeiras. Setenta homens da Polícia Militar acompanharam a carreata marcada, que seguiu do Parangaba até a Barra do Ceará. Segundo o presidente estadual do PT, De Assis Diniz, foram adesivados 872 veículos. A organização não deu estimativa de participantes. A manifestação contrária a presidente deve ocorrer pela tarde.

FLORIANÓPOLIS (SC)
Organizadores estimam que 2 mil pessoas irão participar da marcha de três quilômetros pela Beira-Mar Norte, uma das principais avenidas da capital de Santa Catarina. A PM só divulgará o número de participantes no protesto no fim do ato.

VITÓRIA E GUARAPARI (ES)
As manifestações contra a presidente Dilma Rousseff no Espírito Santo começaram logo cedo neste domingo. No município de Guarapari, de acordo com a Polícia Militar, cerca de 250 pessoas e mais de 30 carros saíram às ruas. Um dos principais pedidos era a renúncia de Dilma, além da prisão do ex-presidente Lula e também liberdade da imprensa. Os manifestantes percorreram cerca de 10 quilômetros com falas como “Fora Dilma” e “Chega, corrupção”. Em Vitória, na capital, haverá ainda neste domingo mais duas manifestações. Às 13h, militantes do PT e da CUT devem se reunir na praça do pedágio da Terceira Ponte, na Enseada do Suá. Às 15 horas, manifestantes da oposição ao atual governo devem sair de Vila Velha e atravessar a Terceira Ponte.

SANTOS (SP)
Manifestantes estão concentrados na praia José Menino, no bairro da Pompeia desde as 13h30. A concentração está ocorrendo na Praça do Surfista, em frente ao Posto 2. Os protestos estavam marcados para começar às 15h, mas foi antecipado. Muitas pessoas vestem camisetas da seleção brasileira ou roupas na cores verde e amarela. O grupo deve seguir em direção ao bairro do Gonzaga, onde está previsto para 16h um grande ato.
CAMPINAS (SP)
O protesto começou às 10h no Largo do Rosário, no centro de Campinas. O movimento “Vem Pra Rua Campinas” afirma que o evento reuniu 100 mil pessoas, mas a Polícia Militar ainda não divulgou sua estimativa. O protesto deve se encerrar às 13h.

Araçatuba (SP)
Cerca de 12 mil pessoas participaram da manifestação contra a presidente Dilma Rousseff, de acordo com organizadores e a Polícia Militar, que concordaram com o número. A concentração começou às 9h30 em volta de um trio elétrico estacionado no cruzamento das avenidas Brasília e Pompeu de Toledo, tidas como as mais movimentadas da cidade. Cerca de 100 policiais militares foram responsáveis pela segurança. Moradores de Birigui, cidade a 20 quilômetros de Araçatuba, vieram em carreata pela rodovia Marechal Rondon, que liga os dois municípios, para participar do protesto. O grupo formou uma fila com cerca de 30 veículos que chamou a atenção de quem passava pela rodovia. Depois da execução do hino nacional, o trio elétrico e um grupo de 20 motociclistas de um moto clube da cidade puxaram a passeata que percorreu 1,5 km até a sede da Justiça Federal..

RIBEIRÃO PRETO (SP)
Além de pedirem o impeachment da presidente Dilma, alguns manifestantes da cidade aproveitaram para também protestar contra o esquema de desvio de recursos destinados à merenda escolar em São Paulo. A Polícia Militar interviu para evitar confronto entre os participantes do evento, visto que alguns deles são simpatizantes do PSDB. Os organizadores estimam que há cerca 100 mil participantes na manifestação, porém a PM confirmou que só 55 mil pessoas foram ao local. O protesto na cidade do interior paulista acabou por volta das 13h.

PRESIDENTE PRUDENTE (SP)
O ato pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff teve início com 20 minutos de atraso em Presidente Prudente, São Paulo, e esquema de segurança reforçado pela Polícia Militar, que convocou mais de 100 homens. Os primeiros oradores fizeram discursos inflamados contra Dilma e Lula. A estimativa dos organizadores era a de que cerca de 25 mil pessoas participassem do protesto. Na área da manifestação, havia cartazes em postes em apoio à presidente. Eles afirmavam que ela foi eleita democraticamente e que não havia nada provado contra a presidente. Integrantes da Polícia Federal montaram uma barraca para coletar assinaturas para a campanha de uma emenda constitucional que dá mais autonomia aos federais. Duas filas foram formadas no local.

Com informações da Folha de S. Paulo e Estadão

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?