metropoles.com

TJ-RJ nega pedido da Odebrecht contra retenção de R$ 200 milhões

A empreiteira, junto com a Andrade Gutierrez e Delta, realizou obras no Maracanã para copas das Confederações e do Mundo, além da Olimpíada

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Odebrecht
odebrecht prédio
1 de 1 odebrecht prédio - Foto: Divulgação/Odebrecht

A Justiça do Rio de Janeiro negou pedido em mandado de segurança da Odebrecht para revisar medidas adotadas pelo Tribunal de Contas do estado (TJ-RJ), que determinam retenção de quase R$ 200 milhões em verbas do Consórcio Maracanã Rio-2014. A empreiteira, junto com a Andrade Gutierrez e Delta, realizou obras no estádio para a Copa das Confederações, a Copa do Mundo e a Olimpíada do Rio. As informações foram divulgadas no site do Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ).

O Tribunal de Contas apontou irregularidades na execução do contrato entre o Consórcio Maracanã e o Estado do Rio, em 2010, como sobrepreço nas obras do Maracanã e projetos executivos desatualizados e/ou incompletos que não retratavam fielmente os serviços executados.

Em 2016, a Corte de Contas determinou à Secretaria da Fazenda o bloqueio de créditos destinados às construtoras. Em defesa, a Odebrecht alegou que não foi ouvida no processo e que o órgão “não teria competência jurisdicional, tampouco poderes para sustar contratos administrativamente”.

Os desembargadores do Órgão Especial do TJ-RJ entenderam que cabe a apreciação da Justiça no caso e que o Tribunal de Contas “cumpre o papel de fiscalizador, podendo adotar medidas para evitar danos às finanças do Estado”.

Procurado, o governo do Rio informou que não comenta decisão da Justiça. A reportagem procurou a Odebrecht, mas não recebeu resposta até a publicação da matéria.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?