metropoles.com

Gim Argello tem pedido de habeas corpus negado pelo STF

No pedido de habeas corpus, a defesa de Gim Argello alega que a prisão havia sido decretada com base em “meras suposições”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
gim argello lava jato
1 de 1 gim argello lava jato - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O ex-senador Gim Argello teve negado um pedido de habeas corpus nesta quinta-feira (24/11). A decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki mantém a prisão preventiva do político, decretada em abril deste ano, pela 13ª Vara Federal de Curitiba na Operação Vitória de Pirro, desdobramento da Lava Jato.

No pedido de habeas corpus, a defesa de Gim Argello alegava que a prisão havia sido decretada com base em “meras suposições, fundadas em simples conjecturas” e que Argello não tinha relação com o esquema criminoso investigado na operação Lava Jato. Na decisão, no entanto, Teori requisita informações da 13ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Curitiba.

Ao formular o pedido de prisão preventiva de Gim Argello, a 13ª Vara de Curitiba afirmou que há “boa prova de autoria e materialidade em relação a crimes de concussão e de lavagem de dinheiro” e afirmou que havia “risco de reiteração delitiva pelos investigados, ainda que em crimes de outra espécie”, para justificar a medida restritiva.

Condenado
Gim Argello foi condenado, em outubro, a 19 anos de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, por Sérgio Moro. Segundo a investigação, em 2014, o então senador integrava as duas CPIs da Petrobras e teria cobrado R$ 5 milhões de cada empreiteira do cartel da estatal para barrar a convocação de seus executivos.

Na decisão, Moro impôs a ele um confisco de R$ 7,35 milhões além de uma indenização no mesmo montante. O dinheiro, por ordem de Moro, será destinado ao caixa do Congresso.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?