Ex-prefeito vira réu por desviar cilindro de hospital para tomar chope
José Claudio Pol teria usado o equipamento de oxigênio em barril de cerveja, no município de Luiziana (PR), no réveillon de 2012 para 2013
atualizado
Compartilhar notícia
O ex-prefeito de Luiziana (PR), José Claudio Pol, se tornou réu por homicídio e peculato em processo que apura desvio do único cilindro de oxigênio móvel do hospital do município.
Ele teria usado o item em um barril de chope, durante festa particular, no réveillon de 2012 para 2013. A denúncia do Ministério Público do Paraná (MP-PR) afirma que, após uma análise técnica, ficou atestado que a falta do equipamento contribuiu para a morte de uma paciente.
Na ocasião, fotos publicadas por familiares de José Claudio Pol no Facebook mostraram o cilindro conectado ao barril.
O ex-prefeito responderá pelos crimes de homicídio qualificado (por motivo fútil e com dolo eventual, quando se assume o risco de causar morte) e peculato — desvio de patrimônio público para uso particular. Outras duas pessoas, que transportaram o equipamento do hospital à casa do então prefeito, também são alvo da ação.
A juíza substituta Mayra dos Santos Zavattaro, da 1ª Vara Criminal de Campo Mourão, recebeu a denúncia em 24 de abril e deu prazo de 10 dias para que os réus apresentem resposta escrita à acusação. Até a publicação desta matéria, nenhum dos acusados tinha advogado constituído no processo.