metropoles.com

Jovem com “doença da urina preta” após comida japonesa tem alta da UTI

Mulher ficou duas semanas em situação grave e chegou a ser intubada; ela contraiu síndrome de Haff após comer sashimis em Goianésia

atualizado

Compartilhar notícia

Arquivo pessoal
Doença da urina preta Goiás
1 de 1 Doença da urina preta Goiás - Foto: Arquivo pessoal

Goiânia – A jovem Kelly Silva, de 27 anos, recebeu alta da unidade de terapia intensiva (UTI) nesta sexta-feira (16/7), depois de ficar mais de duas semanas internada em decorrência da Síndrome de Haff, conhecida como “doença da urina preta”. Ela continua o tratamento na enfermaria e a equipe médica está otimista e feliz com a evolução da paciente.

Kelly começou a se sentir mal no dia 24/6 depois de comer sashimis de tilápia e salmão em Goianésia, região central de Goiás. O nome do restaurante não foi divulgado. Com o agravamento dos sintomas, ela foi transferida para a UTI do Hospital Jardim América, em Goiânia.

A jovem chegou a ser intubada e passava por sessões diárias de hemodiálise, já que seus rins não estavam respondendo. Entre os sintomas da síndrome, ela apresentou perda da força muscular, dor no corpo, cor azulada nas extremidades do corpo e urina com coloração escura.

Os pais de Kelly relataram que, no começo da doença, ela se sentia tão fraca que não conseguia erguer os pés, as mãos e a cabeça. Desde que o caso dela foi diagnosticado, a Prefeitura de Goianésia tem feito uma campanha para identificar novos possíveis casos da síndrome.

kelly silva, mulher diagnosticada com a doença da urina preta em goiás, goianésia
Kelly Silva, de 27 anos, começou a sentir sintomas menos de 24 horas após ingerir comida japonesa
Alerta

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goianésia, a hidratação é fundamental nas horas seguintes ao aparecimento dos sintomas. O titular da SMS, Rafael Cardoso, publicou vídeo orientando a população, no dia 13/7.

“Estamos avaliando pessoas que teve contato com ela. Nenhuma outra pessoa do município foi notificada pela doença. Caso apareça um segundo caso vamos fazer um comunicado oficial”, disse o secretário.

A síndrome é causada por uma toxina que pode ser encontrada em peixes cozidos ou crus. Entre os sintomas estão extrema rigidez muscular de forma repentina, dores no corpo, dificuldade de respirar, dormência e urina com cor de café.

Crime

A Polícia Civil de Goianésia investiga o caso como possível crime contra o consumidor. Foi feita uma perícia no restaurante e a prima da vítima deve ser chamada para prestar depoimento na próxima semana como testemunha, segundo a delegada Ana Carolina Pedrotti.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?