Fotógrafo capta imagens raras de tribo isolada no Acre
Indígenas se assustaram com o helicóptero que sobrevoava a área. Não há relatos de aproximação do índios com povos civilizados
atualizado
Compartilhar notícia
O fotógrafo Ricardo Stuckert registrou imagens raras de uma tribo indígena isolada durante uma viagem para a aldeia Caxinauá, no Acre. O local fica próxima à fronteira do Brasil com o Peru.
Durante o voo até a aldeia, após um episódio de mau tempo, Stuckert decidiu sobrevoar a área acompanhado do sertanista José Carlos Meirelles.
Ao verem o helicóptero, objeto desconhecido e possível ameaça, os indígenas reagiram, se escondendo ou atirando flechas em direção à aeronave.
A tribo foi identificada apenas como “Índios do Maitá”, tem aproximadamente 300 pessoas. José Carlos Meirelles afirma desconhecer relatos ou documentos de aproximação do índios com povos civilizados. O sertanista também identificou plantações de milho, banana, mandioca e batata.
Stuckert, que trabalhou como fotógrafo da Presidência da República durante oito anos e tem 28 anos de experiência na profissão, disse que o registro dos índios está entre “os mais emocionantes” de sua carreira.
A viagem que o Stuckert fazia para a aldeia Caxinauá seria para uma sessão de fotos para o livro Índios Brasileiros, obra que documentará a rotina de 12 tribos do Brasil e será lançada no próximo Dia do Índio, 19 de abril.