Confira o resultado das eleições 2016 para prefeito no Entorno do DF
Tucanos ganharam em cinco dos 10 municípios mais próximos da capital da República. PMDB ficou em segundo lugar. Partido de Rodrigo Rollemberg, PSB venceu em Cristalina
atualizado
Compartilhar notícia
Com mais de 60 presos, entre candidatos e eleitores, as eleições das 10 principais cidades goianas do Entorno do DF terminaram com vitória do PSDB neste domingo (2/10). Os tucanos venceram em cinco municípios (Luziânia, Padre Bernardo, Águas Lindas, Novo Gama e Valparaíso). Com intensa boca de urna e a distribuição de farto material de campanha, que emporcalhou as ruas, os moradores atenderam à convocação e exerceram o direito de votar. Mais de 508 mil pessoas votaram, num universo de 605 mil eleitores.
O PMDB foi a segunda legenda mais votada, com dois candidatos eleitos (Formosa e Santo Antônio do descoberto). PROS, PRTB, PPS, PR e o PSB, do governador Rodrigo Rollemberg, elegeram um prefeito. O placar mostra que apesar de estarem mais próximas da capital do país, essas cidades ainda estão sob domínio politico do Palácio das Esmeraldas, cujo titular é o tucano Marconi Perillo. Mais uma vez as urnas apontaram que a política brasiliense tem pouca influência na região e vice-versa.O resultado das eleições revelou também que os moradores querem a renovação no comando das prefeituras. Nas 10 cidades, apenas dois prefeitos se reelegeram. Em Padre Bernardo, Claudiênio (PSDB) foi escolhido por 53,46% dos eleitores. Na vizinha Águas Lindas, Hildo do Candango, também tucano, emplacou novo mandato com 66,41% dos votos válidos.
Em Luziânia, o candidato mais votado não levou. O atual prefeito Cristovão Vaz (PSD) teve mais de 39 mil votos. Porém, eles não foram contabilizados, já que ele teve a candidatura indeferida. O tucano Marcelo Melo foi eleito por 38.942 pessoas.