Saiu o resultado do Enem. Confira a sua nota e escolha uma universidade
Inscrições para concorrer a uma das 228 mil vagas em 131 instituições públicas de ensino superior começam na segunda-feira (11/1). Na UnB, serão 1.982 oportunidades
atualizado
Compartilhar notícia
Os 114.513 brasilienses que fizeram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2015 já podem acessar o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para conferir a nota que tiraram. Basta utilizar o número de inscrição e a senha para acessar as informações.
O resultado será utilizado pelas universidades públicas. A Universidade de Brasília (UnB), por exemplo, abriu 1.982 vagas para ingresso na instituição via Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em 2016.. As oportunidades são para o primeiro semestre de 2016, distribuídas em 88 cursos de graduação presencial, nos turnos diurno e noturno.Na segunda-feira (11/1), o Ministério da Educação abre a a primeira edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em 2016. As inscrições podem ser feitas pela internet, de 11 a 14 de janeiro. O resultado deve ser publicado no dia 18.
Em todo o Brasil serão oferecidas 228 mil vagas em 131 instituições públicas de ensino superior, que já podem ser pesquisadas no site do Sisu. Para participar, o candidato não pode ter tirado 0 na redação.
Espelho da redação
Os estudantes terão acesso a uma tabela com a nota obtida em cada uma das provas: linguagens, matemática, ciências humanas, ciências da natureza e redação. No entanto, eles ainda não terão acesso ao espelho da redação, com a correção mais detalhada do texto, que será divulgado posteriormente.
As notas do Enem são calculadas com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI), ou seja, o valor de cada item varia de acordo com o número de candidatos que acertaram ou erraram a resposta. Quanto mais candidatos acertarem, mais fácil é considerado o item e menos vale. Ao contrário, se menos candidatos acertarem, o item é considerado difícil e vale mais.
A nota do Enem poderá ser usada para participar de programas como o Sistema de Selação Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de ensino superior em todo o país. As inscrições poderão ser feitas de 11 a 14 de janeiro. Nesta edição serão ofertadas 228 mil vagas. Para participar, o candidato não pode ter tirado 0 na redação.
Notas
Nesta edição do Enem, o desempenho em matemática foi o destaque. A nota máxima chegou a 1.008,3, a maior já registrada na história do exame — na edição anterior, o máximo ficou em 973,6.
A prova de ciências da natureza registrou a nota máxima de 875,2 e a mínima de 334,3. Em ciências humanas, o desempenho máximo chegou a 850,6; o mínimo, a 314,3.
A prova de linguagens e códigos teve como nota mais alta 825,8; a mais baixa, 302,6.