metropoles.com

ProUni oferece 9,5 mil bolsas a menos do que em 2015

Principal motivo para a queda foi a diminuição no número de instituições de ensino autorizadas pelo MEC

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
ProUni
1 de 1 ProUni - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O Programa Universidade Para Todos (ProUni) oferta, neste ano, 9.511 bolsas de estudos a menos em relação a 2015. O motivo fundamental é que 97 instituições de ensino perderam o direito de aderir ao programa em função de nota insatisfatória no Índice Geral de Cursos (IGC).

Os dados foram divulgados nesta terça-feira (19/1) pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Neste ano, 1.069 instituições disponibilizam 203.602 bolsas; ano passado, foram 213.113 bolsas ofertadas por 1.164 universidades e faculdades privadas.

“Houve instituições excluídas do programa pois estão sob suspensão no MEC, já que obtiveram avaliação inferior a 3. Onde não há qualidade no ensino, não há oferta de bolsas”, afirmou o ministro.

Engenharias, Administração e Pedagogia são os cursos em que há mais bolsas disponíveis. O Estado com mais oferta é São Paulo, com 62,6 mil bolsas.

Até as 17h desta terça-feira (/1)19, 559.327 pessoas já haviam se inscrito no sistema, ultrapassando 1 milhão de inscrições (cada candidato pode indicar até duas opções de cursos). O prazo é até sexta-feira e o resultado da primeira chamada será divulgado na segunda (25).

Sisu
Houve uma sutil queda no número de inscrições registradas no Sisu neste ano, em relação a 2015 – de 5,4 milhões para 5,2 milhões -, um possível efeito do fato de os chamados “treineiros” (estudantes que ainda não concluíram o Ensino Médio) não poderem se inscrever para vagas de ensino superior – uma medida inédita desde a implementação do sistema.

Mulheres predominaram as inscrições (57,1%), assim como os jovens: 62,6% dos inscritos têm até 22 anos. “Isso mostra uma concentração de alunos recém saídos do ensino médio, o que é importante”, destacou Mercadante.

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) foi a mais procurada (195.634 inscrições), ao passo que a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) foi a mais concorrida, com média de 56,3 candidatos por vaga.

Administração, Pedagogia e Direito foram os cursos com maior número de interessados. A maior nota de corte foi a do curso de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ): 824,74 pela ampla concorrência e 801,19 pelas cotas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?