Enem 2016. Com portões fechados, começa maratona de provas
Muitos perderam a hora e não conseguiram entrar. Entre eles, a estudante Nádila Ribeiro. Grávida de seis meses, ela passou mal
atualizado
Compartilhar notícia
Com os portões fechados às 13h em mais de 200 locais de prova no Distrito Federal, foi dada a largada para a maratona de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016 neste sábado (5/11). Ao todo, 8,647 milhões de pessoas se inscreveram para o exame no país. No Distrito Federal, são 167.819 candidatos.
A quem perdeu a hora só restou lamentar. Nádila Ribeiro (foto de destaque), 22 anos, saiu às 10h50 do Paranoá, mas o ônibus atrasou. Ela não conseguiu chegar no horário para prova. Grávida de seis meses, chegou um minuto após o fechamento dos portões. “Estou muito decepcionada. Agora, vou esperar o bebê nascer para tentar uma outra prova”, disse muito nervosa e aos prantos. A jovem passou mal e precisou ser atendida pelo Corpo de Bombeiros.
Vinicius Moreira, 18 anos, mora em Valparaíso (GO), Entorno do DF, e também não conseguiu chegar antes de o portão fechar. Chateado por não ter conseguido fazer prova, ficou sentado no portão da instituição.
Confira o vídeo mostrando o último minuto antes de o portão ser fechado em um dos locais de prova no DF:
Já com os amigos Júlio César da Silva Alves, 29; Gabriel de Medeiros, 18; Gustavo Dantas, 17; e Fabiano Dantas, 21, a história foi diferente. Eles têm um canal no YouTube e vieram fantasiados de heróis para gravar um vídeo e brincar com os alunos que não conseguiriam fazer a prova. Porém, não deu certo. O motivo: também chegaram atrasados (foto abaixo).
Engarrafamentos
Isabela Masson, também de 17 anos, garantiu estar confiante com a prova. “Estudei muito. Desde o primeiro ano do ensino médio estou trabalhando nisso. Agora, é a hora de colocar em prova o meu esforço.” No portão de entrada do UniCeub, universitários da Escola Superior de Ciências da Saúde animam os inscritos no certame com muito barulho. Um dos integrantes da bateria, Marlon Yuri Silva, 20, gritava para os inscritos no Enem: “Uh, já passou”.
Às 13h30, é hora de se concentrar nas questões. No domingo (6), também tem prova e por isso é importante ficar atento às instruções dadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC).
Reflexo das ocupações
Na capital, 8.568 pessoas ficarão fora do Enem. Em todo o Brasil, serão 240.304. Por conta da ocupação das escolas em várias cidades do país, eles só poderão fazer o exame nos dias 3 e 4 de dezembro.
Os locais ocupados já foram liberados no DF, mas segundo o MEC não houve tempo hábil para preparar os espaços. Ao todo, candidatos de 10 espaços terão que fazer a prova extra. Na capital do país, apenas as áreas da Universidade de Brasília (UnB) continuam tomadas por estudantes.