metropoles.com

Vendas de materiais de construção caem 12,6% em 2015, diz Abramat

Segundo o presidente da entidade, a situação negativa de renda, emprego e crédito afetou o mercado do varejo e reformas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Dênio Simões/Agência Brasília
construção obra
1 de 1 construção obra - Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

As vendas na indústria de materiais de construção caíram 12,6% em 2015 na comparação com o ano anterior, de acordo com dados deflacionados de faturamento da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat). Considerando o mês de dezembro, houve queda de 13,7% ante novembro e, comparado a dezembro de 2014, a baixa foi 16,0%.

O presidente da entidade, Walter Cover, afirmou que a situação negativa de renda, emprego e crédito afetou o mercado do varejo e das reformas que, depois de muitos anos de crescimento, apresentou uma queda de 8% com relação a 2014.

Já o mercado das construtoras foi abalado pela falta de confiança na economia, tanto pelas famílias, que prorrogaram a compra do imóvel próprio, como pelos empresários, que adiaram a construção de shopping centers, hotéis e outros empreendimentos. “Isso além dos desdobramentos da Operação Lava Jato, que afetaram as obras de infraestrutura, e da falta de recursos, que reduziu o Minha Casa Minha Vida. No total, o mercado das construtoras caiu 15%”, afirmou.

O índice da Abramat também apontou que o nível de emprego na indústria de materiais caiu 8,8% em dezembro em comparação com dezembro de 2014. Em relação a novembro, a queda foi de 2,4%. No acumulado do ano de 2015, a retração atingiu 5,5%.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?