Standard & Poor’s rebaixa grau de investimento do Brasil
Com o rebaixamento, o país passa a ser classificado como grau especulativo pela agência
atualizado
Compartilhar notícia
A agência de classificação de risco Standard & Poor’s (S&P) rebaixou o rating do Brasil de BBB- para BB+ e manteve a perspectiva negativa da nota. Com o rebaixamento, o País passa a ser grau especulativo pela agência.
“Os desafios políticos do Brasil continuam a aumentar, pesando sobre a capacidade e a vontade do governo em apresentar um orçamento para 2016 ao Congresso coerente com a correção política significativa sinalizada durante a primeira parte do segundo mandato da presidente Dilma Rousseff”, diz a agência.
O rebaixamento da nota do Brasil pela S&P ocorre pouco mais de um mês depois de a agência ter revisado a perspectiva do rating do País de estável para negativo.
Em nota, o Ministério da Fazenda comentou a nova avaliação e reafirmou “seu compromisso com a consolidação fiscal”, citando as medidas tomadas no ajuste fiscal como exemplo.
“O esforço fiscal em 2015 se traduziu na redução de subsídios em empréstimos, o corte de R$ 78 bilhões de despesas discricionárias e na votação de importantes medidas de redução de renúncias fiscais e reforma do seguro desemprego e pensões”, diz a nota assinada pelo ministro Joaquim Levy.
Segundo Levy, o projeto de lei orçamentária para 2016 incorpora “importante disciplina nas despesas discricionárias e esforços de gestão para reduzir as despesas obrigatórias”. Ainda de acordo com o ministro, nas próximas semanas será completado o processo para garantir a meta de superávit primário de 0,7% do PIB em 2016, com o envio de propostas na área de gastos e receitas discutidas com o Congresso Nacional.