Confiança do empresário do comércio aumenta 4,4% em janeiro, diz CNC
O resultado do indicador foi influenciado por variações positivas nas expectativas sobre o futuro e intenções de investimentos dos empresários
atualizado
Compartilhar notícia
Os varejistas ficaram mais otimistas neste início de ano. O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) avançou 4,4% em janeiro ante dezembro do ano passado, quando atingiu a mínima histórica, informou a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O resultado do indicador, que alcançou 80,9 pontos no mês, foi influenciado por variações positivas nas expectativas sobre o futuro e intenções de investimentos dos empresários.
No entanto, na comparação com janeiro de 2015, houve queda de 23% na confiança, como reflexo da deterioração do mercado de trabalho e da retração do comércio ao longo do ano passado.“Apesar do resultado positivo em janeiro, permanecem ausentes fatores que indiquem uma retomada do crescimento da atividade do comércio no curto prazo”, afirmou a economista da CNC Izis Ferreira, em nota.
A CNC prevê queda de 4,1% nas vendas do varejo restrito em 2015. No varejo ampliado, que inclui os setores de automóveis e materiais de construção, a previsão é de recuo de 7,5%.