metropoles.com

CNI vê consumidor menos confiante e mais preocupado com o desemprego

De acordo com a Confederação, a perda de confiança nos últimos dois meses é “preocupante, pois deve representar um novo freio ao consumo”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Camila Domingues/Palácio Piratini
Carteira de trabalho, desemprego
1 de 1 Carteira de trabalho, desemprego - Foto: Camila Domingues/Palácio Piratini

A confiança do consumidor brasileiro caiu novamente em dezembro. O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec), medido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), recuou 2,8% neste mês em relação a novembro, chegando a 100,3 pontos. É a segunda queda consecutiva do indicador. De acordo com a CNI, a perda de confiança nos últimos dois meses é “preocupante, pois deve representar um novo freio ao consumo das famílias nos próximos meses”.

A queda do Inec é reflexo, segundo o estudo, de uma maior preocupação dos brasileiros com relação à inflação, ao desemprego, à renda pessoal e ao endividamento. Na comparação com novembro, o componente de expectativa de inflação caiu 6,1% e o de desemprego, 7,8%. Quanto maior é o recuo no índice, maior é o número de pessoas que esperam crescimento da inflação e do desemprego.

Também caíram em dezembro os indicadores de expectativa da renda pessoal (-3,5%), de endividamento (-1,3%) e de compras de maior valor (-1,7%), como automóveis, móveis e eletrodomésticos.  O único componente que não sofreu queda foi o índice de situação financeira, que aumentou 1,1%, “refletindo uma pequena melhora na percepção dos consumidores sobre suas condições financeiras”.

A CNI explica que o Inec antecipa tendências de consumo e sua queda preocupa, porque consumidores pouco confiantes, com perspectivas negativas em relação ao emprego e à situação financeira, tendem a comprar menos, o que enfraquece a atividade econômica. Esta edição do estudo, elaborada em parceria com o Ibope, ouviu 2.002 pessoas em 141 municípios entre os dias 1º e 4 de dezembro

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?