metropoles.com

Cenário no Brasil é ainda desafiador, avalia Banco Mundial

A instituição revisou para baixo as projeções de evolução do PIB brasileiro e prevê agora retrações de 4% este ano e de 0,2% em 2017

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
economia gráfico superávit
1 de 1 economia gráfico superávit - Foto: iStock

O Banco Mundial revisou para baixo as projeções de evolução do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil e prevê agora retrações de 4% este ano e de 0,2% em 2017. Os dois números são piores do que o estimado em janeiro pela instituição no relatório Perspectivas Econômicas Globais, que previa naquele momento queda de 2,5% em 2016 e expansão de 1,4% no próximo ano. A instituição divulgou na terça-feira (7/6), uma atualização do documento.

O relatório destaca que Brasil e Rússia devem ter este ano uma recessão maior que o inicialmente esperado. Entre os principais países da economia mundial, o Brasil deve ter o pior desempenho do PIB este ano. A previsão é de que a economia russa encolha 1,2%.

Em 2018, o Brasil deve voltar a ter crescimento positivo, de 0,8%. Também nesse período o número é menor do que o previsto em janeiro pela instituição, de expansão de 1,5%.

“O cenário para o Brasil permanece desafiador”, afirma o relatório do Banco Mundial. A forte contração esperada para 2016 deve contaminar os números de 2017. Além disso, o banco ressalta que a piora na renda das famílias, a alta do desemprego, o ajuste fiscal esperado do novo governo e a incerteza política devem pesar na atividade nos próximos meses.

“Se a incerteza política continuar, a implementação de medidas fiscais pertinentes pode ser atrasada, pesando no investimento”, afirma o documento. “Enquanto a inflação dá mostras de começar a desacelerar, uma política monetária apertada deve continuar no curto prazo, na medida em que os índices de preços permanecem acima da meta.”

O Banco Mundial ressalta que o clima de “tensão e incerteza política” permanece no País e pode atrasar a aprovação de medidas essenciais para melhorar a confiança de investidores e consumidores. O texto detalha que a confiança caiu para níveis historicamente baixos, como reflexo da Operação Lava Jato e do clima político.

Além disso, a inflação tem ficado persistentemente alta, o que ajuda a comprometer a renda das famílias, que já vem sendo afetada pela alta do desemprego.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?